Usuários do Twitter votam contra o consumo de carne bovina com hormônio
11 de abril de 2018
CNA: dados preliminares do censo agropecuário devem ser divulgados em julho
12 de abril de 2018

Exportações de carne bovina da Austrália se mantiveram estáveis em março

406092 01: Cattle are driven south during the Great Australian Outback Cattle Drive June 1, 2002 in Birdsville Track, south Australia. The drives trace the areas travelled from Birdsville, Queensland, Australia to Marree, South Australia from the1880s until 1969. About 600 cattle are being driven 321 miles over six weeks, travelling about ten miles per day with about 1000 people involved, including tourists from the U.S, Switzerland, England and New Zealand. (Photo by Tony Lewis/Getty Images)

As exportações australianas de carne bovina em março totalizaram quase 90.100 toneladas – quase idêntico aos embarques no mesmo mês do ano anterior, e um aumento de 6% em relação às exportações de carne bovina em fevereiro.

Durante o primeiro trimestre de 2018, as exportações de carne bovina registraram um aumento de 10% em comparação com o mesmo período do ano passado, em 237,7 mil toneladas. Um aumento maior do que o esperado em janeiro e fevereiro, como resultado das condições de seca no norte de New South Wales e Queensland, sustentou o aumento. Historicamente, as exportações em março ultrapassam os níveis de janeiro e fevereiro – este ano não foi diferente, dada a retomada do comércio após o período de férias e os dias adicionais de processamento.

Algumas boas chuvas no início de março levaram a um abate de bovinos adultos, à medida que os produtores procuravam algum ganho de peso adicional enquanto as condições de umidade melhoravam. No entanto, durante a última parte do mês, um aumento nos níveis de abate semanal foi aparente, ajudando a suportar o total de exportação de março – com os produtores impulsionados por melhores preços no mercado.

Exportações de março

As exportações de carne bovina para o Japão totalizaram 26.100 toneladas, um aumento de 7% em relação ao ano anterior.

Os embarques para os EUA totalizaram 19.750 toneladas – uma queda de 10% em relação ao ano anterior.

As exportações para a Coreia aumentaram em 7% com relação ao ano anterior, para pouco menos de 13.000 toneladas.

As exportações de carne bovina para a China aumentaram em 8% com relação ao ano anterior, para 11.500 toneladas.

Os embarques para a União Europeia (UE) caíram em 21% com relação ao ano anterior, para pouco menos de 1.300 toneladas.

As exportações para a Indonésia foram de 4.850 toneladas – 79% maior ano a ano.

Destinos

As exportações para o Japão e a Coreia apresentaram tendência contrária em março em relação ao ano passado. No entanto, ambos registraram aumentos para o ano até março, subindo 2% e 8%, respectivamente.

Uma variedade de desafios de mercado afetou o comércio para a Coreia em 2017 e, enquanto alguns continuarão – especificamente a concorrência dos EUA – a carne bovina australiana continua sendo extremamente popular entre os consumidores coreanos, tanto no foodservice como no varejo. Também apoiando as exportações de carne bovina para a Coreia houve novas reduções tarifárias sob o Acordo de Livre Comércio entre Coreia e Austrália (KAFTA), com as tarifas de importação caindo 2,7% no início de 2018, para 26,6%.

Para o Japão, até 31 de março de 2018, no âmbito do Acordo de Parceria Econômica Japão-Austrália (JAEPA), as tarifas de importação de carne bovina resfriada e congelada da Austrália foram reduzidas para 29,3% e 26,9%, respectivamente.

Os embarques para os EUA caíram em relação ao ano anterior, uma vez que os mercados asiáticos sustentaram uma demanda robusta por produtos australianos. Além disso, houve aumento da produção nos Estados Unidos.

As exportações de carne bovina para a China tiveram um forte desempenho durante os primeiros três meses de 2018, um aumento de 27%. Enquanto a China continua sendo um mercado muito sensível aos preços e, portanto, um mercado desafiador para a Austrália, as exportações durante os primeiros três meses fornecem uma forte indicação da crescente demanda na China por produtos australianos de alta qualidade. As exportações de carne de animais alimentados com grãos ultrapassaram 3 mil toneladas pela primeira vez em um mês.

Em outros mercados, as exportações de carne bovina para a UE em março caíram em 21% em relação ao ano anterior, para 1.300 toneladas. As exportações de carne bovina para a Indonésia totalizaram 4.850 toneladas, um aumento de 79% em relação ao ano anterior.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress