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EUA: Wal-Mart passa a ofecer carne Angus à medida que competição aumenta no varejo

Justamente a tempo dos churrascos de Quatro de Julho, dia da Independência dos Estados Unidos, o Walmart atualizou sua carne para Angus (certificada) em todo o país à medida que a concorrência pelo dinheiro dos compradores de alimentos se intensifica.

Durante o ano passado, a maior rede de varejo dos EUA trabalhou com gigantes da indústria de carne, incluindo Tyson Foods Inc. e Cargill Inc. para garantir uma oferta de carne bovina Angus sem nenhum custo adicional para os consumidores, disse Scott Neal, vice-presidente sênior de carnes, frutos do mar e controle de qualidade do Walmart.

Os cortes de qualidade superior estão disponíveis em todas as 4.700 lojas dos EUA do Walmart desde março, mas a rede ainda não anunciou ou promoveu a mudança.

A mudança faz parte da resposta da Walmart à rápida intensificação da concorrência: as redes alemãs Aldi e Lidl estão se expandindo de forma agressiva e a compra pela Amazon.com da Whole Foods Markets Inc. ameaça afetar a indústria.

O Walmart também quer seduzir os compradores, oferecendo descontos nas compras online e melhorando a qualidade dos alimentos frescos, como vegetais e carne, que são um atrativo para clientes.

“Todos os fornecedores de alimentos estão sendo forçados a intensificar seu jogo”, disse Bill Lapp, presidente da consultoria Advanced Economic Solutions.

Com seus cortes macios e ricos em marmoreio, a carne Angus tornou-se sinônimo de qualidade. A demanda pela carne disparou nos últimos anos, com cadeias de fast food como McDonald’s, Burger King e Hardee’s oferecendo hambúrgueres Angus.

Enquanto o consumo de carne bovina dos Estados Unidos caiu ao longo da última década devido a uma seca em 2014 que reduziu o rebanho ao menor nível desde 1951, o Serviço de Pesquisa Econômica do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) prevê uma recuperação graças ao aumento da oferta. A demanda também poderia aumentar agora que a China retomou as importações de carne bovina dos Estados Unidos.

“A carne bovina é uma oportunidade absoluta para nós em termos de onde podemos crescer”, disse Neal do Walmart. “Nossa participação de mercado não está onde queremos com relação ao resto da loja”.

A oferta de produtos de carne incluindo o “músculo inteiro” do varejista agora é totalmente de Angus, disse ele, acrescentando que os bifes Angus Rib-Eye são vendidos por pouco menos de US$ 22 por quilo. A mudança não afeta a carne moída do Walmart, que vem de uma oferta maior de carne que inclui fontes não-Angus.

O Walmart está chamando seu produto “Verificado Angus”, pois “Certified Angus Beef” é uma marca de propriedade de uma cooperativa de produtores. Neal disse que o produto Angus do Walmart adere a padrões de qualidade semelhantes em medidas que incluem marmoreio, sabor e consistência.

A carne Angus “oferece a experiência alimentar que os consumidores procuram”, disse Jason Nichol, que supervisiona o relacionamento da Tyson com o Walmart. “Estamos felizes com os resultados até agora”.

O Walmart atualizou pela última vez sua carne em 2011, quando mudou de oferecer principalmente carne de classificação Select, a mais baixa das três classificações do governo americano, para uma mistura de Select e Choice, categoria média. A mudança levou dezoito meses, uma vez que os fornecedores tiveram que transferir estoques de outros varejistas. Mas valeu a pena, uma vez que a participação de mercado do Walmart cresceu 4 pontos percentuais, disse Neal.

O preço do prêmio para a categoria Choice aumentou para um recorde no mês passado sobre a Select na sequência do movimento da Walmart, de acordo com Kevin Good, que rastreia o mercado de carne bovina para o CattleFax em Centennial, Colorado.

O Walmart “criou mais demanda e concorrência para cortes Choice”, disse Good. “As diferenças mais amplas criam maiores preços do gado”.

Fonte: The Denver Post, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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