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EUA: redes de restaurantes compraram mais carne bovina apesar dos preços mais altos

O maior ganhador foi o bife Delmonico, também conhecido com chuck eye steak ou chuck filet, que pode ser usado como a carne principal do prato com um preço moderado ou em sanduíches e saladas.

Apesar dos preços mais altos, as redes de restaurantes dos Estados Unidos compraram mais carne bovina em 2012 do que em 2011, incluindo cortes premium, de acordo com um estudo da firma de pesquisa em food service, Technomic Inc.

Para a pesquisa “Uso de avaliação volumétrica de carne bovina em food service” em 2012, paga pelo Beef Checkoff, a Technomic pesquisou compras executivas em 210 das 250 principais redes de restaurantes sobre as compras anuais de carne bovina e produtos derivados.

O maior ganhador foi o bife Delmonico, também conhecido com chuck eye steak ou chuck filet, que pode ser usado como a carne principal do prato com um preço moderado ou em sanduíches e saladas. Apesar de esse corte ainda estar baixo no volume geral, as redes de restaurantes compraram 54,5% mais dele em 2012 do que em 2011, e gastaram 60,9% mais com essas compras.

Outro corte chuck de valor, chamado de costelas em estilo country, que não são tecnicamente costela, mas são frequentemente tratadas assim, foi o segundo maior ganhador. As compras dos restaurantes desse corte cresceram 23,1% em volume e 27,2% em valor.

As vendas de flat iron, ou top blade, cresceram em 9,5% em volume e 12,7% em valor, e as vendas de flank ou skirt steak para restaurantes aumentou 8,3% em volume e 12,6% em valor.

As vendas de carne moída ficaram bastante estáveis em termos de volume, aumentando somente 0,9%, mas as cadeias gastaram 7,9% mais no produto em geral. A Associação Nacional de Produtores de Carne (NCBA) citou o segmento em desenvolvimento de “better burger” (hambúrguer melhor) como ração para o contínuo fortalecimento na categoria de carne moída.

Cortes de filés premium, usados como a carne principal do prato, também viram um aumento substancial na demanda: as vendas de top sirloin aumentaram em 7,4% em volume e em 13,8% em valor; as vendas de filé mignon aumetaram 6,3% em volume e 12,7% em valor; e as vendas de rib eye aumentaram 3,5% em volume e 6,3% em valor.

Os abatedouros continuam indo bem, apesar da desaceleração econômica. Ruth’s Chris Steak House, por exemplo, reportou seu 11° trimestre consecutivo de aumentos nas vendas em seu último relatório de lucros.

A reportagem é do http://nrn.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. Carlos Oliveira disse:

    E nem por isto os preços dos restaurantes de lá sobem iguais aos daqui. Qual a explicação ? Seria a ganancia dos restaurantes brasileiros ? Alem do tal custo Brasil é claro.

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