Mercado Físico da Vaca – 27/10/09
27 de outubro de 2009
Mercados Futuros – 28/10/09
29 de outubro de 2009

Desempenho de bovinos suplementados a pasto com diferentes níveis de proteína – 2

Em continuidade ao artigo anterior, apresentamos os efeitos da suplementação de bovinos em terminação sobre o rendimento e as características de carcaça. O rendimento de carcaça é um fator de extrema importância, pois determina o retorno econômico do processo de suplementação, pois sendo maior o rendimento de carcaça, maior será o valor pago ao produtor. Além das diferenças esperadas em desempenho, a saída mais rápida dos animais do pasto e o maior rendimento de carcaça, também devem ser considerados na tomada de decisão em relação à realização da suplementação de bovinos em terminação a pasto.

Em continuidade ao artigo anterior, apresentamos abaixo os efeitos da suplementação de bovinos em terminação sobre o rendimento e as características de carcaça. O rendimento de carcaça é um fator de extrema importância, pois determina o retorno econômico do processo de suplementação, pois sendo maior o rendimento de carcaça, maior será o valor pago ao produtor. Além das diferenças esperadas em desempenho, a saída mais rápida dos animais do pasto e o maior rendimento de carcaça, também devem ser considerados na tomada de decisão em relação à realização da suplementação de bovinos em terminação a pasto.

Devido à necessidade de comercialização dos animais e exigência das indústrias frigoríficas, foi definido o peso vivo mínimo de 440 Kg para que o animal fosse abatido. Em virtude disso, as proporções de animais abatidos de cada tratamento foram diferentes (Tabela 1). A suplementação alimentar mais que dobrou o número de animais a serem abatidos em relação ao controle. Dos 32 animais existentes em cada tratamento, foram abatidos 13 animais do tratamento controle, 25 do leucena, 28 do Supl.1 e 30 do Supl.2.

Os rendimentos de carcaça foram superiores (P< 0,05) para os animais suplementados, provavelmente devido à maior quantidade de gordura presente nas carcaças desses animais em relação a dos animais controle (Tabela 1). O tecido adiposo é o componente mais variável dentre os tecidos constituintes da carcaça, sendo os músculos e ossos valores mais constantes. A quantidade de gordura na carcaça pode ser manipulada através da alimentação, tendo grande influência no rendimento de carcaça. Tabela 1. Avaliações nas carcaças e porcentagem de animais abatidos nos diferentes tratamentos.

As medidas de espessura de gordura de cobertura, avaliadas após resfriamento na altura da 12a costela, foram maiores para os animais Supl.1 e 2. Os animais dos tratamentos leucena e controle não diferiram entre si, e apesar de apresentarem menor espessura de gordura de cobertura, atingiram 3 mm que é a quantidade mínima necessária para se evitar problemas no resfriamento.

Ao analisarmos a espessura de gordura em relação a 100 Kg de carcaça, não foi observada diferença significativa (P< 0,05) entre os tratamentos (Tabela 2). A quantidade a mais de gordura está relacionada ao maior peso vivo dos animais, ou seja, os animais suplementados tiveram maiores GMD, iniciando a deposição de gordura há mais tempo que os animais controle em relação ao dia do abate. Tabela 2. Espessura de gordura de cobertura de bovinos em terminação com diferentes suplementos

A suplementação de bovinos em terminação a pasto permite a antecipação do abate e aumento no rendimento de carcaça dos animais, tais resultados podem proporcionar não só um aumento na produção total por área, como melhora na qualidade dos cortes produzidos.

Referências Bibliográficas:

BANDYK, C.A.; COCHRAN, R.C.; WICKERSHAM, E.C.; TITGEMEYER, E.C.; FARMER, C.G.; HIGGINS, J.J. Effect of ruminal vs postruminal administration of degradable protein on utilization of low quality forage by beef steers. Journal of Animal Science, v. 79, n. 1, p. 225-231, 2001.

RUAS, J.R.M.; TORRES, C.A.A.; VALADARES FILHO, S.C.; PEREIRA, J.C.; BORGES, L.E.; MARCATI NETO, A. Efeito da suplementação protéica a pasto sobre consumo de forragens, ganho de peso e condição corporal, em vacas Nelore. Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia. v. 29, n. 3, p. 930-934, 2000.

SOUZA, André Alves de; BOIN, Celso; LOURENÇO, Antônio João; MANELLA, Marcelo de Queiroz; SUGUISAWA, Liliane. Desempenho de Novilhos Nelore em Terminação a Pasto Suplementados com subprodutos agroindustriais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RAÇAS ZEBUÍNAS – OS MITOS E A REALIDADE DA CARNE BOVINA, 2002, Uberaba/MG. Anais ABCZ, p. 288-290, 2002.

0 Comments

  1. Rubens Fernandes de Paula disse:

    Dr. Andre Alves de Souza, por gentileza se foi feito o custo beneficio dos tratamentos
    favor enviar os dados, pois so assim teriamos de fato condições de optar por aquele tratamento mais viavel economicamente.
    Obrigado, Rubens F. Paula.

  2. André Alves de Souza disse:

    Prezado Rubens,
    Concordo plenamente com você em relação ao custo benefÃício da suplementação, sendo que tal avaliação deve ser realizada durante o planejamento da suplementação. No caso do trabalho apresentado tivemos um bom retorno economico, principalmente devido a antecipação de abate, bem como ao maior rendimento de carcaça dos animais suplementados. Porém, em relação a custo de produção, jamais poderíamos generalizar esses valores, pois são bastante ligados a região de produção, devido aos valores de compra dos insumos e venda dos animais. Além disso, temos também toda a logistica de compra dos insumos e venda dos animais para abate.

    Forte abraço.

  3. André Alves de Souza disse:

    Prezado Rubens,
    A relação custo benefício dos programas de suplementação são essenciais em todas as tomadas de decisão em relação à suplementação. Porém é importante salientar que os custos de produção são intrínsecos a cada região (propriedade) e portanto devem ser analisados para cada situação. No trabalho apresentado o melhor custo benefico foi o do supl 1 devido a antecipação do abate e ao maior rendimento de carcaça observado.

    Grande abraço!

plugins premium WordPress