Principais indicadores do mercado do boi –17-04-2018
17 de abril de 2018
Minerva fecha planta na Colômbia depois de perdas com febre aftosa
17 de abril de 2018

Demanda por churrasco coreano impulsiona importações de carne bovina dos EUA em Taiwan

As perspectivas para as vendas de carne bovina dos EUA em Taiwan estão parecendo otimistas, impulsionadas por uma boa economia e uma demanda maior por churrasqueiras coreanas e restaurantes que oferecem cortes de alta qualidade, de acordo com a Federação de Exportações de Carne dos Estados Unidos (USMEF).

Joel Haggard, vice-presidente sênior da associação de seu escritório na Ásia-Pacífico, em Hong Kong, disse que, durante o ano passado, “houve uma espécie de ‘boom da carne’; o que estamos vendo é mais estabelecimentos tentando fazer negócios com carne bovina em seus cardápios.” Ele acrescentou que um crescimento econômico “robusto” estava alimentando o interesse dos restaurantes.

No mês passado (março), o diretor da USMEF em Taiwan, Davis Wu, disse à mídia taiwanesa que esperava que o valor das importações de carne bovina dos EUA aumentasse em 25%, para US $ 511,9 milhões este ano (2018), com relação ao ano anterior. As vendas aumentaram em 20% no ano anterior, disse ele.

A economia de Taiwan experimentou um aumento no ano passado – de acordo com o governo de Taiwan, cresceu 2,86% em 2017, 1,36% acima do crescimento de 2016. Espera-se manter este nível de crescimento em 2018.

A produção local de carne bovina é insignificante, e Taiwan importa quase toda a sua carne bovina, com as maiores participações de mercado de EUA (na liderança), Nova Zelândia e Austrália. No ano passado, os EUA exportarm 44.800 toneladas de carne bovina (incluindo carnes variadas) para Taiwan, onde os setores de restaurantes e hotéis, que tendem a usar cortes de alta qualidade (carnes frescas ou refrigeradas) predominam sobre os supermercados.

“O segmento de restaurantes é grande consumidor de carne bovina dos EUA em termos de volume. Não são apenas bifes – itens como short ribs, shoulder cuts que estão indo muito bem”, disse Haggard. “Em Taiwan, vimos números muito bons em nossas exportações de carne resfriada. Em termos de cortes, que vão desde cortes de steaks, e também ao que chamamos de cortes asiáticos, ou cortes coreanos – isso seria cortes de costelas bovinas (short ribs), muitas vezes, especialmente em Taiwan, eles removem o osso e depois cortam finamente, as servindo no churrasco coreano ou no hotpot.”

A base deste crescimento é a preferência urbana de Taiwan por jantar fora – evidente na densidade de restaurantes e na falta de espaço na cozinha disponível nos apartamentos da cidade. Um estudo realizado no ano passado (2017) pela Mastercard classificou Taiwan em quarto lugar nos gastos com jantares fora de casa no leste e sudeste da Ásia, gastando uma média mensal de US$ 237 – 44% a mais que no ano anterior.

O gosto de Taiwan por carne bovina pode ir a extremos – a sopa de macarrão de carne mais cara do mundo é encontrada em Taipei. Em Niu Ba Ba (ou “Father Cow” em inglês), uma tigela de sua sopa “presidencial” custa US$ 341. O proprietário Tony Wang disse que ele frequentemente compra sua carne bovina dos Estados Unidos porque é de boa qualidade e “há muitas opções em termos de cortes” – crucial para fazer as tão procuradas sopas de macarrão.

Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress