Mercado Físico da Vaca – 24/03/09
24 de março de 2009
Mercados Futuros – 25/03/09
26 de março de 2009

Dante Pazzanese Lanna comenta problema de frigoríficos

Dante Pazzanese Lanna nos enviou um comentário ao artigo "Carne não dá lucro", onde ressalta que, "a verdade é que o frigorífico é muito parecido com o setor bancário. Ele é muito alavancado e muito rápido. O patrimônio é simplesmente nada, comparado ao giro. E como os bancos, acho que frigoríficos precisam de um PROER".

O leitor do BeefPoint Dante Pazzanese Lanna (Pesquisa/ensino), de Piracicaba, São Paulo, enviou um comentário ao artigo “Carne não dá lucro“. Abaixo leia a carta na íntegra.

“Pedro,

Gostei muito do seu artigo no BeefPoint, mas nas duas vezes anteriores que comecei a escrever algo percebi a dificuldade de discutir assunto tão complexo. E compreendi melhor a sua coragem e o valor de expor suas idéias, parabéns. Estas questões são importantes demais.

Quanto aos seus comentários sobre Tamanho x Competição e Logística x Viabilidade, tem muita coisa que eu ainda tenho enormes dúvidas.

Mas a verdade é que o frigorífico é muito parecido com o setor bancário. Ele é muito alavancado e muito rápido. O patrimônio é simplesmente NADA, comparado ao GIRO. E como os bancos, acho que frigoríficos precisam de um PROER. Alguns PROERes.

Talvez eu discorde que o tamanho seja um problema relevante. É a relação GIRO/PATRIMONIO. Tanto que mesmo frigoríficos pequenos quebram de forma espetacular. Obvio que os impactos são menores. Mas na situação atual, se tivéssemos centenas de pequenos, dezenas quebrariam.

Portanto, vejo a “maldição da carne” como o fato de que, diferentemente dos bancos, é muito mais difícil arranjar amigos para salvar quem “kill for a living”.

Teríamos muito mais a discutir, pois seu artigo é muito abrangente e toca vários outros assuntos que são tão difíceis quanto apaixonantes.

É inevitável notar que as suas análises estão sempre atreladas às dimensões mais humanas das coisas, certamente uma das razões pelas quais é uma pessoa tão querida em nosso meio.

Forte abraço e parabéns mais uma vez,
Dante”

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress