A “carne fraca” já está ficando forte novamente – Por Sergio De Zen
10 de abril de 2017
China permite carne bovina dos Estados Unidos novamente, encerrando embargo imposto desde 2003
11 de abril de 2017

Cow Parade volta à São Paulo em sua décima edição no Brasil

cow parade 1

Considerado um dos maiores e mais bem-sucedidos eventos contemporâneos de exposição de arte de rua do mundo, a CowParade Brasil completa 10 anos e traz de volta à São Paulo a alegria e a beleza das vaquinhas coloridas que, ao longo dos últimos anos, percorreram o Brasil de Norte a Sul, decorando as ruas de cidades como Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia, Belém do Pará e despertando o fascínio e admiração dos brasileiros pela arte urbana.

Em comemoração à 10ª edição, os artistas serão convidados a retratar e homenagear uma de 45 cidades onde já aconteceu a CowParade. Inspirado pela temática “uma viagem pelo mundo”, o evento atraiu artistas que expressaram todo seu talento e criatividade numa escultura de vaca feita em fibra de vidro e em tamanho natural.

cow parade 3

cow parade 4

As esculturas serão decoradas por artistas locais e distribuídas pela capital paulista, a partir de 26 de abril.

“Para a Smiles é importante patrocinar a cultura e o entretenimento. O crescimento da arte urbana em todo mundo, além de ser uma forma dos artistas se expressarem, oferece à população um contato mais próximo com a cidade, pois é um evento para toda a família. Além disso, a temática da CowParade de viajar pelo mundo, está alinhada à estratégia da Smiles, que voa para todos os destinos por onde a exposição já passou”, comenta Loraine Ricino, diretora de marketing da Smiles.

A viabilização do patrocínio da CowParade foi uma iniciativa da Átomo Comunicação, dentro do plano estratégico desenvolvido para a marca em 2017. Dando suporte ao projeto, será lançada ainda uma campanha on/off que visa ampliar a visibilidade da mostra, impactando todos os públicos.

cow parade 5

cow parade 6

Caráter beneficente

Além de expor a beleza e exuberância das obras, a exposição também visa promover a responsabilidade social. Ao final de cada edição, as peças são leiloadas e o dinheiro é destinado para instituições beneficentes. No Brasil, o projeto já arrecadou e doou mais de R$ 5 milhões para ações de responsabilidade social como Fundação ABRINQ, Fundação Gol de Letra, SERVAS – Serviço Voluntário de Assistência Social (BH), Rio Inclui (RJ), AVAO – Associação Voluntariado de Apoio à Oncologia (PA), entre outras.

Ao redor do mundo, mais de 10.000 artistas já participaram da CowParade e estima-se que mais de 500 milhões de pessoas tenham visto uma das esculturas. No total, mais de US$ 35 milhões foram levantados para entidades beneficentes através do leilão das peças.

cow parade 7

cow parade 8

Por que vacas?

Há algo de mágico com a vaca. Ela representa coisas diferentes para pessoas diferentes ao redor do mundo: é sagrada, é histórica, mas o sentimento comum é de carinho. Ela simplesmente faz todos sorrirem.

A escultura de vaca da CowParade forma uma tela tri dimensional que agrada a todos os artistas e não existe nenhum outro animal ou objeto que fornece uma forma com a mesma flexibilidade e amplitude.

As três poses de vaquinhas (em pé, pastando, repousando) oferecem para aos artistas ângulos e curvas para criarem obras de arte únicas.

cow parade 9

cow parade 10

História de sucesso

A CowParade surgiu em 1998, quando o artista suíço, Pascal Knapp criou diversas esculturas em formato de vaca com a intenção de provocar o riso. Em 2000, os direitos das esculturas de Knapp foram comprados pelo americano Jerry Elbaum que fundou a CowParade Holding Inc. Desde então, foram criadas mais de 5 mil esculturas de vacas em todos os continentes.

No Brasil, o evento é idealizado pela Toptrends, empresa brasileira criada, em 2004, com a missão de democratizar a arte e a cultura através de projetos especiais. Para Catherine Duvignau, organizadora do evento, realizar a 10ª edição da CowParade no Brasil reafirma a qualidade artística do país e o potencial da arte de rua. “A CowParade é uma oportunidade para que grafiteiros, designers, arquitetos, artistas plásticos e toda a comunidade criativa possam apresentar o seu trabalho para o mundo”, destaca.

cow parade 11

cow parade 12

Segue abaixo a relação dos artistas oficialmente selecionados pelo comitê:

ALDO CAPPUCCI FILHO ALEXANDRE TRUFF
ALINE HALUCH
ANA CAROLINA BRIZZI GONÇALVES ANDRÉ CRESPO ARAÚJO
ANDRÉ LUIS FERREIRA BELTRÃO BINHO RIBEIRO
CARLA PIRES DE CARVALHO FERNANDES CRISTINA CAMPANA DANIEL YAMAMOTO
ELISA MONDE
ÉRICA SILVA MORAIS
EUCLIDES FARIA
EWERTON LOPES TOY
FABIO DE ALMEIDA SOBRINHO
FAGNER BARRETO ARAÚJO
FELLIPE DORNELAS RIBEIRO FERNANDA CRISTINA VIEIRA MOTTA GLAUCO DIOGENES
JOÃO HENRIQUE VALÉRIO
JUAREZ FAGUNDES
JÚLIO VIEIRA
KÁTIA SUZUE MELO
KIKO CESAR E LUIS ROBERTO DE ALMEIDA LEANDRO SPETT
LUCAS KSENHUK
LUCAS MOTA
LUCIANA ASSUMPÇÃO
MARCIA AFTIMUS
MARCIO BATISTA
MÁRIO BRITO
MOARA BRASIL XAVIER DA SILVA
NANDO ZENARI
NATHALIA PINHEIRO DE MOURA SANTOS PAOLA LOPES
RENATO GAVE
REYNALDO BERTO
RHAILANDER CONCEIÇÃO EXALTAÇÃO RODRIGO TEIXEIRA
RUBENS MUNHOZ BURGEL
VERA BEATRIZ DE CARVALHO CIRRINCIONE VIDJAI NOGUEIRA FERNANDEZ RODRIGUES VINÍCIUS CARVAS
WALDEMAR MARANGONI JUNIOR

cow parade 13

cow parade 14

cow parade 15

cow parade 16

Confira abaixo algumas vacas de anos anteriores:

cow parade 17Frida Cowlo – Patrícia Allen (CowParade RJ – 2007)

cow parade 18

Moosicow – Felipe Benevides (CowParade Rio de Janeiro, 2011)

cow parade 19

Vaca do Drummond – Celso da Silva e Alexandre Cardoso (CowParade RJ 2007)

cow parade 20

Cowpirinha – Pablo Menezes (CowParade SP 2005)

cow parade 21

QR-Cowde – Daniel Siarkovski (CowParade São Paulo 2010).

Mais informações: http://www.cowparade.com.br.

Fontes: Estadão, http://www.circolare.com.br e Cow Parade, compilado e adaptado pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress