Cana-de-açúcar in natura: quatro perguntas, quatro respostas
26 de outubro de 2011
Austrália: valor das exportações de carne bovina e de vitelo aumentou em agosto/11
26 de outubro de 2011

Coréia audita Uruguai para reabrir importações de carne

Acaba de começar uma nova missão sanitária da Coréia do Sul no Uruguai visando continuar avançando rumo à reabertura desse mercado para a carne bovina uruguaia desossada e maturada.

A Coréia do Sul foi um importante mercado para os cortes bovinos uruguaios a partir de 1998 – dois anos depois de o Uruguai deixar de vacinar contra a febre aftosa -, pagando bons preços. Quando o Uruguai ficar novamente habilitado a exportar para a Coréia, em um futuro próximo que, para o Governo, não se estenderia mais do que o ano que vem, os frigoríficos deverão voltar a negociar produtos com seus clientes, que já conheceram a carne bovina uruguaia e sua qualidade.

A previsão é de que nos dias 27 e 28, os técnicos coreanos visitem o interior do país. Uma equipe visitará os estabelecimentos pecuários e postos de fronteiras com Argentina e Brasil. Outra equipe de técnicos ficaria no Sul do país, visitaria um frigorífico, uma planta de fabricação de rações, bem como uma empresa dedicada à elaboração de farinhas de carne.

Em 31 de outubro, uma das equipes visitaria o laboratório Dilave “Miguel C. Rubino”, onde oficialmente se fazem as análises de resíduos e certificações de inocuidade da carne e outros produtos exportáveis, para posteriormente revisar as barreiras sanitárias no Aeroporto Internacional de Carrasco, tanto no controle de passageiros como de cargas que chegam ao terminal aéreo.

Outra equipe visitará outra planta frigorífica exportadora e visitaria a Oficina de Sanidade Animal no Porto de Montevidéu.

Na sede do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP), os auditores coreanos revisarão a documentação vinculada com o programa de controle e erradicação de febre aftosa aplicado pelo Uruguai, bem como na prevenção de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), os sistemas de registro dos estabelecimentos pecuários, a rastreabilidade obrigatória bovina e as certificações.

Fonte: jornal espanhol El País, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress