Em vários países, os consumidores refletem a diversidade no seu consumo de proteínas (excluindo frutos do mar).
O frango é incluído universalmente nas refeições em todos os países – menos na China (19%), o mais alto na Jordânia e na Malásia (52% e 47%, respectivamente) e particularmente forte no Canadá (39%) (Figura 1).
Figura 1: Refeições que os consumidores afirmam ter preparado e comido em casa nos últimos sete dias.
Fonte: MLA Global Consumer Tracker, 2017.
Nos países do Oriente Médio (onde a carne de porco não é consumida), a cabra tem um nível de consumo comparativamente maior, particularmente nos Emirados Árabes Unidos (13% das refeições nos últimos sete dias). Curiosamente, as nações fora do Oriente Médio, como Indonésia, EUA, Malásia e China também estão informando uma alta porcentagem de carne caprina consumida recentemente.
O consumo regular de carne bovina é consistente em 20 a 30% das refeições sem frutos do mar em todo o mundo. O consumo de carne de carneiro varia consideravelmente, e é superior ao da carne bovina apenas em alguns mercados do MENA (Oriente Médio e África do Norte).
Independentemente dos níveis de consumo, as carnes tendem a ter perfis semelhantes em todo o mundo. As exceções regionais refletem condições de cultura local (Figura 2).
Figura 2: Pontos fortes e fracos por proteína – temas-chave consistentes em todos os mercados, com base em conjuntos de considerações, que podem diferir por mercado.
Fonte: MLA Global Consumer Tracker, 2017
Frango e suíno são vistos como proteínas básicas em muitos países. Apesar de não serem percebidos como particularmente nutritivos, essas proteínas são baratas, amplamente disponíveis, fáceis de preparar e são versáteis nas refeições em que podem ser usadas.
A carne bovina é percebida como nutricionalmente rica, premium e superior em qualidade e sabor, e um produto pelo qual vale a pena pagar mais (especialmente carne importada com fortes credenciais de segurança e consistência).
O cordeiro é considerado uma opção de proteína premium e continua sendo uma oportunidade inexplorada devido à sua relativa falta de familiaridade entre os consumidores. Muitos consumidores não estão conscientes de como o cordeiro deve ser preparado.
Compreender o comportamento do consumo em todas as proteínas e nos mercados fornece informações sobre como a carne bovina pode ser diferenciada contra variadas necessidades dos consumidores e dentro do seu contexto cultural para obter vantagens competitivas.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.