Valor da produção deve cair 0,9%, diz CNA
16 de agosto de 2016
Palmirinha prepara versão exclusiva do Big Mac
16 de agosto de 2016

Confiança volta a crescer no campo

O Índice de Confiança do Agronegócio (ICAgro) calculado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) registrou forte alta no segundo trimestre deste ano e voltou a superar a marca de 100 pontos, o que não acontecia desde o fim de 2013, quando o indicador começou a ser divulgado.

Conforme Fiesp e OCB, o ICAgro ficou em 102,1 pontos entre abril e junho, 19,5 pontos acima do resultado do primeiro trimestre, quando houve queda de 1,7 ponto em relação ao período imediatamente anterior – que havia registrado o segundo pior resultado da série (82,6 pontos). A escala do índice vai de zero a 200, e 100 é o ponto neutro. O resultado é dimensionado a partir de 1,5 mil entrevistas (645 válidas) com agricultores e pecuaristas de todo o país. Cerca de 50 indústrias também são consultadas.

As entidades creditam a expressiva mudança de humor a uma “melhora na percepção” da economia e aos “bons preços das commodities”. Pelo lado político, o início do governo do presidente interino Michel Temer também deixou boa impressão nas principais cadeias produtivas do setor.

arte16agr-201-fiesp-b12

O indicador dos pecuaristas registrou avanço significativo e alcançou a segunda melhor marca da série – 99,8 pontos, 13,9 acima do trimestre anterior -, o que levou o índice dos agropecuaristas também a um novo recorde (103,5 pontos).

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress