Imac é apresentado a produtores rurais de Mato Grosso
24 de maio de 2016
Software mede sustentabilidade em fazendas pantaneiras
24 de maio de 2016

Confiança do agronegócio cai no 1º trimestre, aponta Fiesp

O Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro), medido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), caiu 1,7 ponto no primeiro trimestre deste ano ante o quarto de 2015, para 82,6 pontos.

Levando em conta somente a Indústria Depois da Porteira (Logística e Alimentos), a confiança caiu 10,1 pontos, para 77 pontos, o menor nível da série histórica. “A deterioração se deve, basicamente, à percepção negativa dessas indústrias, cujo desempenho é atrelado ao varejo”, explicaram as entidades.

Considerando-se apenas a Indústria Antes da Porteira (Insumos Agropecuários), houve uma alta de 5,5 pontos na confiança, para 73,3 pontos. Além disso, aumentou o grau de confiança dessas indústrias com relação à economia do Brasil – especificamente nesse item, o índice aumentou 7,8 pontos no trimestre, chegando a 41,8 pontos.

O Índice de Confiança das indústrias inseridas na cadeia produtiva do agronegócio, que engloba tanto antes quanto depois da porteira, encerrou o trimestre passado em 75,9 pontos, 5,4 pontos menos ante o período de outubro a dezembro de 2015. Esse número representa o menor nível da série histórica, iniciada no fim de 2013.

Do lado do produtor, o indicador de confiança cresceu pelo segundo trimestre consecutivo, chegando a 91,9 pontos (mais 3,5 pontos). A confiança do produtor pecuário, o índice fechou o trimestre em 85,9 pontos, 0,5 ponto acima do último trimestre de 2015.

Fonte: Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress