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Por Lisa Calhoun, para a https://www.inc.com.
A Amazon, de Jeff Bezos, está adquirindo a Whole Foods por US$ 42 por ação – um prêmio de 27% com relação ao preço de fechamento das ações no dia anterior ao anúncio da aquisição. O que isso significa para você?
Aqui estão alguns pontos chaves sobre o que esta grande aquisição poderia significar para os negócios – e para você pessoalmente.
“Eles agora dominarão o mercado de alimentos”, disse surpreso, Jim Cramer, apresentador do The Street da CNBC. “Eles agora dominarão o mercado de alimentos nos próximos dois anos”. Ele prosseguiu dizendo: “Esta é uma reordenação. O que isso diz é que a Amazon quer fazer com os alimentos o que fez para todas as outras partes do varejo.”
Dennis K. Berman, editor financeiro do Wall Street Journal, reagiu no Twitter: “A Amazon não apenas comprou os supermercados Whole Foods. Ela comprou 431 pontos de distribuição de renda superior e de localização privilegiada para tudo o que faz”.
Cramer concorda. “Esta é uma ameaça para todos que vendem alimentos, porque você não pode competir. A Amazon – eles não vão deixar você competir”. O preço das ações caiu para muitas empresas de alimntos importantes, incluindo Walmart, Target, Costco, SuperValu e Sprouts.
Embora isso pareça uma competição difícil para grandes operações de supermercados como Kroger, Publix e similares, também é uma grande oportunidade para empresários e empresas na agricultura, logística e cadeia de suprimentos.
O que a Amazon sempre viveu foi criar uma mentalidade de o cliente vem primeiro, e no fornecimento de alimentos, há muito espaço para inovação. Ter a Amazon “na mesa” em alimentos traz uma série de oportunidades:
Revolucionar a cadeia de fornecimento de alimentos
Mudar o modelo de logística em torno do transporte de alimentos
Conectar mais diretamente o cliente à agricultura – o que poderia ser o impulso que o nosso setor precisa para prosperar completamente.
Irv Grossman, vice-presidente executivo das Américas para a consultora de logística multinacional Chainalytics, afirmou: “A Amazon vai oferecer inovação e, ao mesmo tempo, colocar extrema pressão nos lucros no segmento tradicional de supermercados”. Ou, ele brincou, em outras palavras, “traga-me couve de Bruxelas com um drone.”
A Whole Foods não é o único verde da Amazon. A empresa está desenvolvendo as Spheres, uma região selvagem de 3.000 espécies com Wi-Fi. Bezos também está ocupado com o Blue Origin, onde o lema é, “TERRA, EM TODA A SUA BELEZA, É APENAS NOSSO LUGAR DE PARTIDA” (tudo em maiúsculo no original).
Então, o que isso significa para você? Bem, o editor financeiro do WSJ, Berman, apenas disse no Twitter, “Como a Amazon se parecerá em 2025? Comércio, Serviços da Web, Mídia, Serviços de Logística, IA, Genômica? O que estou perdendo?”
“A aplicação das tecnologias da informação está impactando todas as indústrias, inclusive a indústria de supermercados”, disse Deb Casurella, CEO da MyAgData em Effingham, IL. “Estamos na vanguarda desse mesmo fenômeno na agricultura”.
Um dos desafios no desenvolvimento da inteligência artificial é a qualidade dos dados. O Alphabet (Google) foi recentemente gravado, à medida que vê todo o seu negócio como inteligência artificial.
Mas um dos novos desafios do Google agora é que a Amazon aumentou substancialmente sua presença física e também sua fatia da carteira americana, indo para supermercados de ponta.
As incursões da Amazon na inteligência artificial terão melhores informações devido a uma grande participação no mercado de alimentos, que é algo que as pessoas consomem diariamente e localmente.
Esta medida posiciona estrategicamente o Alexa contra o Google Assistant de forma muito séria, o que criará inovações mais interessantes, pois a Amazon e o Google vão concorrer mais diretamente, cabeça a cabeça, na inteligência artificial. “Alexa, quais são minhas opções para comprar leite a pasto hoje?”
Farmácia e saúde
Também parece que a indústria farmacêutica e a de cuidados de saúde podem ser cada vez mais atraentes para o apetite da Amazon. A saúde é um importante direcionador para os clientes da Amazon e uma área em que sua pegada cada vez maior faria uma grande diferença.
Fonte: Artigo de Lisa Calhoun, para o https://www.inc.com, traduzido e adaptado pela Equipe BeefPoint.