Carne americana chega na África do Sul
18 de maio de 2016
Academia norte-americana aponta não haver risco à saúde com transgênicos
18 de maio de 2016

CNPC quer liberação de trânsito de animais vacinados para SC

O Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC) solicitou nesta terça-feira, 17, ao Ministério da Agricultura que submeta à avaliação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) proposta que permita o trânsito de animais de exposição e também para engorda de áreas que ainda vacinam o gado contra febre aftosa para áreas que são livres da doença, mas já não vacinam mais. No Brasil, apenas Santa Catarina tem o status de livre de aftosa, sem vacinação.

A Assembleia Geral da OIE será realizada entre os dias 22 e 27 de maio, em Paris, e o Ministério da Agricultura já anunciou, na segunda-feira, que enviará representantes. Conforme o CNPC informou, em nota, atualmente a movimentação de gado vacinado para áreas onde não se vacina mais é autorizada somente nos casos de bovinos encaminhados para o abate.

A proposta tem apoio de 83% da cadeias produtiva, conforme o CNPC, e atende a um desejo do Paraná, Estado que já se movimenta para deixar de vacinar seu rebanho. A questão é que pecuaristas paranaenses, deficitário principalmente em gado de reposição, não consiga, caso deixe de vacinar, comprar animais de Estados vizinhos, como Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Fonte: Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress