Câmara Setorial de Carne Bovina discute temas relevantes para o setor
8 de dezembro de 2015
Japoneses de olho na carne bovina de MT
8 de dezembro de 2015

CNA comemora certificado de embarque de gado vivo para a Bolívia

O Brasil vai exportar, pela primeira vez, gado vivo para fins de reprodução em larga escala para a Bolívia. A autorização foi possível graças à revisão do modelo de Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade Alimentar (Senasag), da Bolívia. O documento garante o cumprimento das condições sanitárias exigidas para o trânsito internacional de animais até o país de destino.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) contribuíram para a elaboração do certificado, considerando uma proposta de ampliação das exportações de material genético e bovinos vivos para reprodução, recém entregue ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para diversos países, inclusive para a Bolívia.

Outra demanda do setor produtivo é aproveitar a pauta de exportação de carne bovina in natura para os Estados Unidos e falar mais sobre a exportação de material genético. Para ampliar o mercado, a CNA e as entidades da cadeia trabalham junto ao MAPA para obterem também uma autorização da exportação de embrião in vitro.

Fonte: CNA, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress