Medida Provisória que amplia multa a frigoríficos não será mais votada
10 de agosto de 2017
Mercado físico do boi gordo –09-08-2017
10 de agosto de 2017

Censo agropecuário levantará dados de 222,5 mil estabelecimentos em SP

O Censo Agropecuário 2017 deve levantar no Estado de São Paulo dados de 222.500 estabelecimentos agropecuários em 630 municípios, informou nesta quinta-feira o coordenador técnico do Censo no Estado de São Paulo, Vando Nascimento.

Segundo Nascimento, qualquer unidade de produção agropecuária, seja para fins comerciais ou de subsistência, é considerada um estabelecimento.

O período de coleta de dados em todo o Brasil ocorrerá entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018, com a divulgação dos primeiros resultados até junho do ano que vem e dos resultados finais até o fim de 2019. Em todo o Brasil, a pesquisa deve reunir cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em mais de 4 mil municípios.

Ele ressaltou que as grandes mudanças no Censo Agro 2017 são a redução do tempo médio de entrevista, com um questionário objetivo que aborde temas relevantes para o setor, mas mantenha a atenção e o interesse do produtor em responder, além do aumento do período de coleta. Nas últimas pesquisas, os dados da agropecuária foram levantados juntamente com as atualizações de contagem de população, o que não ocorrerá em 2017.

Os temas a serem abordados serão as características do estabelecimento, como acesso a água, energia e telefone; a composição da área e seus usos – se é própria ou arrendada e quanto do território é usado para plantio, pastagem e reserva legal -; a existência de unidades armazenadoras e implementos agrícolas; características dos produtores e da mão-de-obra, como idade, sexo e escolaridade; a utilização de pecuária e produção vegetal; a obtenção de receitas, financiamentos e empréstimos; e despesas.

Entre as inovações do Censo Agro 2017 está a visualização da localização do recenseador em tempo real, o que, segundo Nascimento, facilita a locomoção e evita que sobrem áreas sem coleta de informação ou onde a informação seja coletada duas vezes. Além disso, será feito o georreferenciamento dos estabelecimentos agropecuários.

Isso permitirá que a divulgação dos resultados seja feita por recortes espaciais específicos. Outra novidade é que, na coleta de dados em estabelecimentos especiais, que têm várias unidades, haverá a opção de preenchimento pela internet.

Além disso, a partir de 2017 haverá a criação de um cadastro de estabelecimentos agropecuários para realização de pesquisas amostrais sobre temas específicos do universo agropecuário após a condução do censo, segundo Nascimento.

Fonte: Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress