Mapa aprova Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa
4 de outubro de 2017
Consumidor global quer saber origem da carne que come
4 de outubro de 2017

Carne bovina: Canadá retira queixa contra UE na OMC

O governo do Canadá anunciou nesta terça-feira, 3, que está retirando sua queixa na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a proibição adotada pela União Europeia à carne de bovinos criados com hormônios.

A decisão, no entanto, representa pouco mais do que uma formalidade tendo em vista o novo acordo comercial entre Canadá e UE. Sob os termos do acordo, o Canadá abriu mão do direito de prosseguir com sua queixa na disputa que já dura 21 anos.

Mark Klassen, da Associação Canadense de Pecuaristas (CCA), disse que a indústria de carne bovina do Canadá obteve uma cota de importação da UE em reconhecimento ao fato de que o país foi afetado pela proibição. A cota do Canadá vai aumentar gradualmente até 50 mil toneladas, mas a criação dos animais e o processamento da carne precisam estar inseridos em um programa separado para garantir que a carne e os métodos de produção obedeçam aos padrões da União Europeia.

A CCA estabeleceu um programa para atender às exigências da UE, mas a adesão tem sido fraca, disse Klassen. Alguns pecuaristas, como aqueles que não usam esse tipo de promotor de crescimento, teriam de fazer poucas alterações além de preencher mais formulários, disse.

Outros criadores, principalmente os que têm operações de grande porte, teriam de abrir mão de algumas eficiências, o que significa custos adicionais, e eles querem ser compensados por isso, acrescentou. Segundo Klassen, a CCA quer registrar mais pecuaristas canadenses no programa para poder aproveitar a nova cota.

Fonte: Dow Jones Newswires, publicado no Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress