Mercado físico da vaca gorda –21-10-2015
22 de outubro de 2015
Mercado futuro do boi gordo –21-10-2015
22 de outubro de 2015

Carne bovina: Brasil quer tornar-se membro da FNBA

A produção de carne bovina estimada para este ano deve alcançar 60 milhões de toneladas em todo o mundo. Desse total, um terço é originado pelos cinco países que fazem parte da Five Nations Beef Alliance (FNBA): Estados Unidos, Austrália, México, Canadá e Nova Zelândia. O Brasil, que sozinho representa 16% da produção mundial, também quer integrar essa instituição e, assim, contribuir nas decisões de políticas globais ligadas à produção e à exportação de carne bovina.

Este é o motivo que levou a Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) e a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) à Conferência Anual das Cinco Nações Produtoras de Carne, que está sendo realizada nesta semana no México. Durante um ano, a Acrimat manteve-se próxima da FNBA como membro observador. Nesse tempo, estendeu o convite para a Assocon também representar o Brasil nesta aliança internacional. Agora, no México, os cinco países membros decidem se aceitam o Brasil como membro permanente. Se o País integrar a aliança, a entidade passa a representar mais 50% da produção e 75% das exportações mundiais de carne bovina.

No comércio internacional, o trabalho da FNBA objetiva influenciar as negociações entre países, como foi a Tratado do Pacífico (TTP), e eliminar barreiras comerciais meramente políticas e que não tenham cunho científico. Além do comércio, a FNBA tem como princípios a sustentabilidade da pecuária, o bem-estar animal, a comunicação como elo importante da cadeia e um programa voltado ao desenvolvimento de jovens líderes do setor.

Saiba mais:

Nos últimos 3 anos, o BeefPoint ajudou o Brasil a se aproximar dessa associação que reúne as principais entidades do mundo de produtores de gado de corte.

Miguel Cavalcanti conhece a FNBA praticamente desde sua fundação e mantém contatos constantes.

No ano passado, a pedido do presidente da NCBA (maior associação de produtores de gado de corte dos EUA) e do executivo da FNBA, ajudou a Acrimat a participar pela primeira vez da reunião anual.

No encontro do ano passado, Miguel Cavalcanti, do BeefPoint e Luciano Vacari, que na época era superintendente da Acrimat participaram e palestraram no evento.

Leia o texto pós-conferência de 10 de outubro de 2014, por Miguel Cavalcanti:

Missão cumprida na 5 Nations Beef Alliance – Miguel Cavalcanti

Fonte: Diário do Comércio, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress