Mapa determina a frigoríficos nova forma de cortes para exportação de carne aos EUA
5 de julho de 2017
Minoritários buscam ação civil contra a JBS
5 de julho de 2017

Câmara de Comércio Árabe-Brasileira intensifica ações para evitar embargo às proteínas animais brasileiras

A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira voltou a intensificar as ações para evitar que os países árabes também ergam barreiras às proteínas animais produzidas em território nacional.

Para coordenar as ações de esclarecimento que voltaram a ser adotadas, a câmara, sediada na capital paulista, reativou o “comitê de crise” criado após a Operação Carne Fraca.

“Estamos novamente cumprindo nosso papel de informar os países árabes, com agilidade e transparência, sobre o que está acontecendo no segmento”, afirma Rubens Hannun, presidente da câmara. Isso significa municiar todas as embaixadas dos países árabes no Brasil e embaixadas brasileiras nos países árabes com documentos sobre problemas apurados, medidas oficiais adotadas e outras informações disponíveis sobre eventuais problemas apurados.

De acordo com Hannun, esse tipo de esclarecimento é importante para que os importadores não se sintam inseguros para continuar fazendo suas compras, por mais que as carnes bovina e de aves brasileiras sejam necessárias para os países árabes.

Houve alguma turbulência depois da Carne Fraca, até porque embargos temporários foram adotados em países como Argélia e Egito, mas Hannun não tem dúvida que o impacto teria sido bem maior não fossem as ações do “comitê de crise”.

Criado em 20 de março, o comitê, nos dias seguintes, enviou cartas de esclarecimento e promoveu reuniões com representantes do Ministério da Agricultura do Brasil e da indústria exportadora brasileira.

A câmara também promoveu a vinda ao Brasil de jornalistas e formadores de opinião do mundo árabe, sobretudo os quatro maiores importadores (Argélia, Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos) e ajudou a definir o roteiro de uma missão do governo brasileiro àquela região.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress