19 de outubro de 2016

Qual é melhor, Caracu ou Guzerá? ? ?

Recebi essa pergunta hoje por Whatsapp. É bastante comum receber perguntas sobre qual a melhor raça, ou se uma raça é melhor do que outra… Inclusive, […]
3 de novembro de 2013

Angus: produtiva a campo e carne com bons índices de marmoreio e capa de gordura espessa e uniforme [Projeto Raças]

A Associação Brasileira de Angus completa 50 anos de atuação em 2013. Hoje, meio século após a sua fundação e após muito trabalho, empenho e apostas pioneiras, a raça Angus apresenta números excepcionais para o mercado brasileiro. Atualmente, o Aberdeen Angus é a raça mais comercializada entre as britânicas no Brasil e a de Bos taurus que lidera a venda de sêmen. No país em que o Nelore é a base do rebanho nacional, a raça de origem escocesa vem crescendo ano após ano na preferência dos produtores.
31 de outubro de 2013

Pardo-Suíço: biotipo clássico para produção de carne – esqueleto forte e massa muscular desenvolvida [Projeto Raças]

Os animais da linhagem de corte apresentam biotipo clássico para produção de carne, apresentando esqueleto forte e massas musculares bem desenvolvidas. Animais volumosos, compridos, destacando-se pela grande rusticidade, fecundidade e longevidade.
30 de outubro de 2013

Indubrasil: beleza racial, rusticidade e fácil manejo [Projeto Raças]

A ideia da formação de uma raça nacional, zebuína e por mestiçagem, nasceu da imperfeição das raças importadas e do desejo de reunir, em uma única, as boas qualidades de cada uma. É possível que os primeiros cruzamentos tenham sido feitos por mera curiosidade. O Coronel José Caetano Borges desempenhou um importante papel na formação da raça, que ele chamava Induberaba, assim como noutras regiões se chamou Induaraxá , Indubahia, Induporã, etc., mas a Sociedade Rural do Triângulo Mineiro, reunida em 1938, para estabelecer o padrão da raça, resolveu adotar para este tipo de bovino o nome de Indubrasil.
29 de outubro de 2013

Tabapuã: conheça o “zebu brasileiro”, com musculatura, mansidão e habilidade materna [Projeto Raças]

O Tabapuã é uma raça brasileira fruto de cruzamentos entre o gado mocho nacional e animais de origem indiana. Foi na década de 40, no município de Tabapuã (SP), que a raça assumiu as características que perduram até hoje. Mas sua história começa em 1907 na região de Leopoldo de Bulhões, no estado de Goiás.
27 de outubro de 2013

Charolês: se destaca por sua estrutura óssea, muscular e por sua precocidade [Projeto Raças]

A raça Charolês é uma das raças europeias criadas no Brasil, com maior capacidade de adaptação a qualquer tipo de forragem. Apresenta uma melhor conversão alimentar, imbatível em ganho de peso e produz animais com excelente conformação e rendimento de carcaça.
27 de outubro de 2013

Bonsmara: o “britânico dos trópicos” pelas características zootécnicas [Projeto Raças]

Nenhuma outra raça de gado sintético de corte teve a sua criação orientada por tantas pesquisas quanto a raça Bonsmara. O objetivo da pesquisa e reflexão sempre foi o animal por inteiro, com todo o seu potencial genético interagindo com todo o seu meio ambiente.
24 de outubro de 2013

Santa Gertrudis: raça que já está no país há cerca de 60 anos, sem modismo e com muito pé no chão [Projeto Raças]

Animais apresentam produção de carne de alta qualidade, precoces, rústicos, adaptados ao Brasil , além de que os touros apresentam ótimo desempenho de cobertura a campo, são bastante funcionais e já estão aptos a reprodução em torno dos 20 meses de idade, além de desempenhar ótimo trabalho em cruzamento com outras raças.
23 de outubro de 2013

Canchim: uma raça para produção de carne com o diferencial de ser adaptada às condições de clima, parasitas e pastagens do Brasil [Projeto Raças]

A raça Canchim é fruto de um trabalho científico que visa viabilizar economicamente a obtenção de carne de melhor qualidade nas condições brasileiras. O touro Canchim, cobrindo a campo vacas aneloradas, produz novilhos precoces e cumpre a finalidade para o qual foi idealizado, destacando-se sobre todas as demais raças. Se comparado com touros de raças zebuínas, produz o mesmo número de bezerros, porém com qualidade superior, pois são mais pesados. Se comparado com os touros de raças europeias, produz bezerros com o mesmo peso, porém em maior quantidade.
22 de outubro de 2013

Wagyu: produz cortes de carne com extrema qualidade, sendo uma das mais valorizadas no mercado mundial [Projeto Raças]

Wagyu é muito rústico, eles nascem pequenos, por tanto, não possuem problemas no parto e atingem sua maturidade sexual em até 11 meses tanto para fêmeas quanto para os machos. Os animais são de fácil adaptabilidade vivem no Japão em temperaturas superiores a 30ºC e inferiores a -15ºC além disso, não possuem problemas de casco e são resistentes a carrapatos.
21 de outubro de 2013

Brangus: combinação que produziu um animal capaz de se destacar nas diversas regiões do Brasil [Projeto Raças]

O Brangus, por ser uma raça sintética criada a partir de raças zebuínas - Brahman e no Brasil principalmente com o Nelore e a raça Angus tem como seu principal ponto forte, a complementaridade entre as duas raças de maior sucesso da pecuária brasileira. Esta combinação perfeita produziu um animal capaz de se destacar em sistemas produtivos mais extensivos ou intensivos nas diversas regiões do Brasil sendo que já é uma realidade do sul do Rio Grande do Sul até o Pará, onde produz carne de qualidade com muita eficiência.
20 de outubro de 2013

Braford: produtores de carne, bem estruturados, precoces e de boa musculatura [Projeto Raças]

O padrão racial Braford deve seguir, de forma geral, tipos biológicos que externamente mostrem ser animais produtores de carne, bem estruturados, precoces e de boa musculatura, indicativa de alto rendimento de carcaça, adaptados às diferentes regiões climáticas do país.
plugins premium WordPress