Atacado –09-09-2015
10 de setembro de 2015
Cepea: Preços da arroba iniciam o mês estáveis
11 de setembro de 2015

Não há valor em reclamar – por Gary Vaynerchuk

Por Gary Vaynerchuk

Essa é uma coisa da qual você  NUNCA obterá qualquer valor.

Reclamar é extremamente pouco atraente e você nunca obterá valor com isso. Nunca.

Se você avaliar todos os mais de 119 mil tweets que compreendem minha história no Twitter, encontrará dois, talvez três exemplos onde eu verdadeiramente reclamei.

Essa é uma grande coisa para mim e estava enraizada desde o princípio. A pessoa que eu mais observo no mundo é minha mãe e a coisa que acho mais intrigante sobre ela (e a coisa que mais me alegra por ter herdado dela) é sua total incapacidade de reclamar. Adoro minha esposa pela mesma razão.

Eu genuinamente acho que não há valor real em reclamar.

Para mim, as únicas coisas que as pessoas têm o direito de reclamar são coisas relacionadas à sua saúde. Com exceção da morte de um ente querido, ou uma doença terminal, ou algumas outras tragédias horríveis, tudo parece controlável.

Se você está no controle, você tem capacidade de consertar. Onde está o valor de reclamar? Ao invés de reclamar, meu processo é: avaliar o problema, encontrar uma solução e atacar. Sou um atacante e sinto que reclamar é a defesa.

Isso traduz 100% minha política de RH. Falo muito com meus funcionários no VaynerMedia sobre o conceito de “mel é melhor que vinagre” porque eu prospero na positividade.

Eu lido com reclamações educando e capacitando as pessoas para assumir o controle, porque eu genuinamente acho que não há valor real em reclamar.

Acho que outra forma de ver isso é que eu simplesmente não sei quem estaria ouvindo. Eu sempre fui chefe, de forma que não sei para quem reclamar. Tenho amigos que são empreendedores individuais – os tipos de caras que estão 100% no controle de suas vidas – que reclamam como loucos e eu os treino sobre isso de forma tão rígida quanto faria com um de meus funcionários. Não importa. Você ainda está no controle.

Talvez o começo seja fazendo terapia e realmente se avaliando, mas trata-se absolutamente de um estado da mente. Acho que se eu fizer uma avaliação, essa atitude sobre reclamar é outro desdobramento de meu autoconhecimento. E eu tive sorte. Sei que a sorte é parte disso. Tenho membros da família que são reclamadores e isso somente faz com que me sinta ainda mais sortudo por ter os genes que tenho.

Por Gary Vaynerchuk, empreendedor de sucesso que começou sua carreira na loja de vinhos da família. Em poucos anos, ele conseguiu aumentar o faturamento da empresa de quatro para dez milhões de dólares ao criar um canal de vídeos sobre o tema, nomeado de Wine LibraryTV. Atualmente, faz palestras e workshops sobre redes sociais  e marketing digital e possui a VaynerMedia, uma consultoria também sobre o tema.

Veja aqui o post original no Facebook.

3 Comments

  1. Felipe Morgam disse:

    Muito bem abordado o tema, muito claro.

  2. Antonio Volny Carvalho Ferreira disse:

    ótimo tema abordado, não adianta de nada ficarmos sentado reclamando de tudo e de todos. Vamos trabalhar um pouco mais e acharmos a solução para os prolemas.

  3. RUBENS MENDES VELOSO JÚNIOR disse:

    PARABÉNS, ao ler o texto sentimos leveza, tendo em vista que reclamar nunca foi, nem é, ou será o melhor negócio. TRAZER SOLUÇÕES É MAIS SÁBIO!

    Não é à toa que você está onde está, chegou onde chegou. Esses lugares geralmente são ocupados por pessoas abundantes em SABEDORIA, ressalvando raríssimas exceções.

plugins premium WordPress