Japão busca retomar exportações de carne bovina para a Austrália

O Japão pretende retomar as exportações de carne bovina para a Austrália até o final do ano, na esperança de reverter a proibição da carne bovina japonesa desde 2001, após a descoberta de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no país.

O Japão está em negociações com a Austrália, que é livre de EEB, desde 2004 para retomar as exportações de sua carne gourmet “wagyu”.

O órgão regulador, Food Standards Australia New Zealand (FSANZ), descobriu em 2015 que a carne bovina e os produtos de carne importados do Japão são seguros para o consumo humano e que o governo australiano deveria emitir um relatório final que apoiaria a suspensão da proibição ainda este ano, Informou o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão.

Oficiais australianos poderiam, então, inspecionar instalações japonesas em torno de setembro-novembro antes de retomar as importações. “Estamos com o objetivo de finalizar as negociações e realizar as exportações até o final do ano”.

As exportações globais de carne bovina do Japão atingiram um recorde de 13,5 bilhões de ienes (US$ 118 milhões) em 2016.

À medida que as exportações de carros e eletrônicos estagnaram, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, quer aumentar as exportações agrícolas em um terço nos próximos três anos para 1 trilhão de ienes (US$ 8,74 bilhões), usando a cultura gourmet do país para se lançar como fornecedor de alimentos de alta qualidade.

Fonte: Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Uma opinião sobre “Japão busca retomar exportações de carne bovina para a Austrália”

  • kiyoji Yoshizane - 16/02/2017

    Wagyu a carne bovina japonesa e a mais saborosa do mundo! E caro mais vale apena saborear!

Os comentários estão encerrados.


ou utilize o Facebook para comentar