Embrapa lança cartilha sobre o uso da água da chuva na produção animal

O uso de água da chuva na produção animal tem muitas vantagens, mas é necessário que o produtor fique atento à qualidade da água armazenada. A Embrapa Pecuária Sudeste lançou a publicação “Captação de água de chuva e armazenamento em cisterna para uso na produção animal”, de autoria do pesquisador Julio Palhares, que discute vários aspectos do sistema.

Reduzir a captação de água das fontes naturais pode ter impactos ambientais e econômicos positivos. O uso de cisterna em uma propriedade rural, segundo Palhares, promove a segurança hídrica e contribui para a viabilidade econômica da atividade.

A chuva é uma fonte alternativa de água para fins potáveis ou não potáveis. De acordo com a publicação, independente da escala e da finalidade, um sistema de aproveitamento de água de chuva tem várias vantagens, como a de não haver cobrança pelo uso; pode substituir, parcial ou integralmente, as fontes superficiais e subterrâneas; a água armazenada na cisterna pode ser usada para irrigação, limpeza e resfriamento de instalações. Para usos mais nobres, como o consumo dos animais e a higienização de equipamentos, a qualidade da água deve ser monitorada.

A publicação está disponível no site: https://www.embrapa.br/pecuaria-sudeste/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1050541/captacao-de-agua-de-chuva-e-armazenamento-em-cisterna-para-uso-na-producao-animal 

Fonte: Mapa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.


ou utilize o Facebook para comentar