Confira artigo de Temple Grandin sobre auditorias e avaliações de bem-estar animal

Temple_Grandin

Estou realmente preocupada que auditorias e avaliações de bem-estar animal ou outras questões de conformidade se transformem em avaliações burocráticas de papelada. Você precisa perguntar a si mesmo, suas pastas cheias de Procedimentos Operacionais Padrão (SOPs) realmente descrevem o que você faz de fato dentro de uma planta?

Alguém recentemente olhou para os SOPs e, em seguida, visitou a planta para determinar se eles descrevem os procedimentos com precisão? Uma prateleira cheia de fichários pode estar dando uma falsa sensação de segurança de que você está fazendo as coisas direito, quando a realidade dentro da planta de processamento é diferente.

Vejamos um exemplo. Todo mundo sabe da importância da boa manutenção da pistola de dardo cativo. A maioria das grandes plantas tem um stand de teste para testar os equipamentos para garantir que estão bem mantidos e batendo com força suficiente. Um SOP foi escrito para instruir as pessoas da manutenção a testar cada pistola a cada dia. Este é um bom SOP, mas não substitui ter uma pessoa experiente olhando para a operação de insensibilização.

Recentemente, visitei uma planta onde a pistola pneumática funcionava perfeitamente quando testada na loja, mas estava tendo muitos problemas na estação de insensibilização. Quando a pistola foi testada na loja, tinha um fornecimento de ar diferente. A insensibilização ruim na estação de atordoamento da planta foi causada por problemas com o compressor no stand de insensibilização. Ele foi subdimensionado e não estava servindo. As pessoas da garantia de qualidade tinham esquecido que uma pistola pneumática tem três partes:

O dardo

O compressor de ar

O balanceador

Em muitos casos, a pistola está bem mantida, mas as outras duas partes podem ter sido negligenciadas. Um balanceador desgastado pode causar problemas com um atordoamento preciso. Deve-se lembrar que o balanceador tem dois componentes principais que devem funcionar sem problemas. O carretel de cabo do balanceador deve permitir que o pesado dardo pneumático se mova para cima e para baixo facilmente e o rolador na viga I também deve rodar suavemente para frente e para trás. Em uma planta que visitei, a pistola estava funcionando bem, mas o rolador não deslizava para trás e para frente facilmente.

jarvisstunnerembed

Pistola pneumática Jarvis USSS-1 com regulador variável permite ao operador ajustar a pressão para as plantas que processam diferentes tipos de gado.

Ao escrever um SOP para manutenção da pistola, não escreva um livro longo. Abaixo está um esboço. Escreva de uma a quatro frases para cada etapa.

Pistolas pneumáticas:

Realizar testes no stand de testes.

Descrever os procedimentos de manutenção diária e semanal e os métodos de verificação.

Manter e inspecionar o fornecimento de ar na pistola.

Manter e inspecionar o balanceador e o rolador.

Pistolas de dardo cativo:

Testado diariamente no stand de testes.

Descreva a manutenção diária e semanal.

Siga os procedimentos de armazenamento do cartucho para manter os cartuchos secos.

Verificação da gestão destes procedimentos. Certifique-se de que as pistolas utilizadas nos estábulos para animais que não estão caminhando recebem os mesmos cuidados que as pistolas usadas no box de insensibilização.

Texto de Temple Grandin, para o site MeatPoultry.com, traduzido e adaptado pela Equipe BeefPoint.


ou utilize o Facebook para comentar