Benefícios nutricionais do fígado bovino

O fígado bovino fornece uma variedade de benefícios para a saúde em formas que podem ser facilmente absorvidas pelo corpo. O fígado contém também um nível maior de colesterol do que outros alimentos, de forma que deve ser consumido com moderação. Devido às suas propriedades nutritivas, o fígado deve ser incorporado a uma dieta saudável.

Os principais nutrientes presentes no fígado são:

Vitamina A

O fígado bovino fornece uma forma de vitamina A que é facilmente absorvida pelo corpo e o Office of Dietary Supplements, dos Estados Unidos, informou que uma porção de 3 onças (85 gramas) fornece 545% da quantidade diária recomendada dessa vitamina. A vitamina A tem um importante papel em manter o sistema imune saudável, ajudar os ossos a se manter fortes, garantir o crescimento e divisão celular corretos e proteger a visão.

Uma porção de 68 gramas de fígado bovino cozido contém 21.565 Unidades Internacionais (UI) de vitamina A, o que equivale a 431% da quantidade diária recomendada dessa vitamina em uma dieta de 2.000 calorias. A vitamina A do fígado está na forma de retinol, equivalentes de retinol, beta e alfa caroteno e beta criptoxantina. A maioria da vitamina A está na forma de retinol e equivalentes de retinol, com 6.411 microgramas e 6.429 microgramas, respectivamente. Existem 110 microgramas de beta-caroteno e 7,5 microgramas cada de alfa caroteno e beta criptoxantina.

O Instituto de Medicina dos Estados Unidos recomenda 900 microgramas ou 3.000 UI por dia para homens adultos e adolescentes com idade de 14 anos ou mais e 700 microgramas ou 2.333 UI por dia para mulheres adultas e adolescentes de 14 anos ou mais. Mulheres em lactação precisam consumir aproximadamente 1.300 microgramas de vitamina A por dia ou 4.333 UI. Os adolescentes entre 9 e 13 anos devem consumir 600 microgramas ou 2.000 UI de vitamina A por dia. Crianças e bebês precisam de 300 a 500 microgramas por dia ou aproximadamente 1.000 a 1.600 UI, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland. O limite máximo tolerável de vitamina A é de 10.000 UI por dia.

Vitaminas B

A família das vitaminas do complexo B ajuda o corpo a metabolizar alimentos, manter a pele saudável, ajuda na produção de células vermelhas do sangue, protege o sistema nervoso e ajuda a prevenir alguns defeitos ao nascimento. De acordo com o site Womenshealth.gov, o fígado bovino fornece vitaminas B1, B2, B3, B6, B9 e B12.

Uma porção de 85 gramas de fígado oferece cerca de um terço da vitamina B6 requerida diariamente. Essa vitamina hidrossolúvel, também chamada de piridoxina, trabalha com o corpo para dar suporte ao sistema nervoso, na formação de células vermelhas do sangue, na função hormonal e no desenvolvimento de ácidos nucleicos.

Também conhecida como cobalamina, a vitamina B12 também é encontrada no fígado. O Centro Médico da Universidade de Maryland identifica essa vitamina como essencial para a produção de DNA e RNA. A vitamina B12 também trabalha com outras vitaminas do complexo B para regular os níveis sanguíneos de homocisteína, um aminoácido associado a doenças cardíacas; para metabolizar gorduras e proteínas e para manter pele, cabelos, olhos e o fígado.

Quarenta e três por cento dos requerimentos de ácido fólico (vitamina B9) podem ser obtidos a partir de uma porção de fígado. O Instituto Linus Pauling explica que o ácido fólico é um componente crítico no metabolismo de carboidratos, ácidos nucleicos e aminoácidos.

A riboflavina (vitamina B2) é usada dentro do corpo com outras vitaminas B para converter carboidratos em energia, para a produção de células vermelhas do sangue e para outros processos metabólicos. Mais de 130% dos requerimentos diários de riboflavina estão contidos em uma única porção de fígado.

Mais da metade da quantidade requerida de niacina (vitamina B3) está presente em uma porção de 85 gramas de fígado bovino. A niacina suporta os sistemas digestivo e nervoso, além da pele e, assim como outras vitaminas do complexo B, ajuda a produzir energia para o corpo.

Vitamina D

O fígado bovino é um dos poucos alimentos que é fonte natural de vitamina D, fornecendo 12% da quantidade recomendada diária por porção de 100 gramas. A vitamina D tem um papel importante na saúde dos ossos, no sistema imune e na redução de inflamação nas juntas.

Ferro

A forma mais facilmente absorvida do ferro vem de carnes como carne bovina, peixes e frango. O ferro é crítico para a distribuição de oxigênio através do corpo e a deficiência de ferro, ou anemia, pode causar fadiga, arritmias cardíacas, entre outras coisas. O Centro de Saúde McKinley afirma que o fígado bovino fornece 7,5 miligramas de ferro por porção de 85 gramas, que é a segunda maior fonte de ferro dentre os produtos de carne. Somente o fígado de frango tem mais ferro por porção. A quantidade recomendada de ferro varia de acordo com a idade, a dieta, entre outras coisas. Por exemplo, uma mulher na pré-menopausa requer 18 mg de ferro por dia, enquanto uma mulher vegetariana requer 33 mg de ferro por dia.

Calorias

A universidade de Nebraska informou que 85 gramas de fígado bovino contêm 149 calorias. Isso é um pouco mais do que cortes muito magros de peito de peru ou de frango sem pele, que contêm 105 calorias por porção. Em comparação, a carne escura sem pele do frango e do peru possui 165 calorias por porção de 85 gramas, assim como porções de carne bovina e suína magras. Pessoas que estão em dieta de restrição podem optar pelo fígado bovino, à medida que é um alimento com uma quantidade relativamente baixa de calorias e muito rico em nutrientes.

Referências bibliográficas:

Office of Dietary Supplements: Dietary Supplement Fact Sheet: Vitamin A and Carotenoids

UK Food Standards Agency: Meat

Womenshealth.gov: Staying Active and Eating Healthy — Vitamins

Office of Dietary Supplements: Dietary Supplement Fat Sheet: Vitamin D, Vitamin A and Carotenoids

McKinley Health Center: Dietary Sources of Iron

Calorie Lab: Beef, variety meats and by-products, liver, cooked, braised Nutrition Facts

Institute of Medicine: Dietary Reference Intakes (DRIs)

Oregon State University Linus Pauling Institute: Vitamin A

MedlinePlus: Vitamin A, riboflavin

Linus Pauling Institute: Folic Acid, vitamin A

University of Maryland Medical Center: Vitamins – All Information

USDA National Nutrient Database: Beef Liver

 

Artigo baseado em revisões feitas por Jenna Marie (atualizado em 26/01/11), John Hagemann (atualizado em 26/09/10) e Victoria Dugger (atualizado em 7/09/10), publicadas no site www.livestrong.com.

 

32 opiniões sobre “Benefícios nutricionais do fígado bovino”

  • Leonardo José Ezequiel de Lima - 15/11/2012

    Recentemente sofri uma torção no tornozelo esquerdo e nisso, minha mãe havia comprado file de figado bovino e me contou que esse tipo de carne ajuda o sistema com vitaminas e tal. Fiquei tão curioso que resolvi pesquisar sobre o tema e cheguei ate vocês!!! Obrigado pelo ótimo texto!!! Foi bem esclarecedor!!! Boa noite.

  • leila nascimento de jesus - 22/11/2012

    gosto muito de consumir em minha refeição, figádo bovino na qual é rico em proteinas e vitaminas além de auxiliar na absorção de nutrientes. Desde a minha infância minha mãe já me aconselhava a comer esse alineto essencial. Obrigada pelo texto fiquei muito feliz em aprimorar o que já havia aprendido a respeito dos nutrientes.

  • leila nascimento de jesus - 22/11/2012

    Gosto muito de consumir em minha refeição, figádo bovino na qual é rico em proteinas e vitaminas além de auxiliar na absorção de nutrientes. Desde a minha infância minha mãe já me aconselhava a comer esse alimento essencial. Obrigada pelo texto fiquei muito feliz em aprimorar o que já havia aprendido a respeito dos nutrientes.

  • Paulo Basileu de Oliveia - 27/11/2012

    Sou adepto de comer fígado desde minha infância. Este produto rico em proteínas e várias vitaminas importantíssima do nosso organismo, e com este texto para reciclar os nossos conhecimento, continuarei a consumir fígado não só de bovinos como de frangos pelo poder da riqueza do ferro. Muito obrigado.

  • Geraldo Franco - 04/01/2013

    Como ( quase ) tudo aquilo que faz bem, o excesso pode ser prejudicial. Vale lembrar que o fígado bovino, bem como o fígado de galinha, é muito rico em colesterol. Sendo assim, apesar de sua presença na alimentação ser de alto valor nutricional, deve ser consumido com moderação.

  • Eloa Victoria - 02/02/2013

    ola! agora estou com uma anemia profunda e vou comprar figado, as resposta foi de grande ajuda muito obrigada. abcccc

  • Giba - 27/02/2013

    Cabe lembrar que o figado, recebe toda a toxina de vacina e alimento do Gado, sendo assim, tenho receio, minha namorada tá comendo agora, eu em to fora.

  • patricia monteiro ferreira - 04/04/2013

    eu adoro figado sei desde crianca que é muito inportante para nossa saude….entao vamos comer em moderacao….

  • ELNA LOPO MONTEIRO - 15/04/2013

    GOSTARIA DE UMA RESPOSTA SATISFATORIA, EXISTE FIGADO (BRANCO) DE BOI, POIS ME FALAREAM QUE UMA PORÇAO DE FIGADO DE BOI, MAIS TEM QUE SER BRANCO , CURA O VITILIGO, SERA VERDADE?

  • Diego souza - 20/05/2013

    Figado ajudou a restaurar os tecidos da minha mão pois mecho com muita água e ocorre descamação,descobri por acaso quando percebi uma melhora considerável na não descamação.

  • Carol Campos - 16/09/2013

    É impressionante como o fígado pode ser tão nutritivo. Sempre eu ficava doente minha mãe me dava fígado, no início não gostava, mas com o tempo vi que me fazia muito bem. Principalmente no meu ciclo menstrual. Assim que como logo me sinto bem, o fígado é o meu remedio sempre. Adorei o texto. Aprendi muito.

  • Carlos Drummond de Melo - 29/09/2013

    Eu gostaria de saber se o fígado bovino tem o poder de regenerar os hepatócitos.

  • Gilmar Rozeno - 25/10/2013

    Fiquei sabendo também que o figado bovino tem grandes quantidades de zinco. gostaria de saber se é verdade.

  • Joana D'Arc - 31/10/2013

    Excelente informação, muito valiosa para manter a saúde e não descuidar.

  • julia Costa - 25/11/2013

    Juliana Santin, eu fiquei muito confusa, pois tem um site que diz que fígado pode fazer muito mal para saúde e que grávidas não podem consumir fígado, gostaria que vc me informasse melhor se realmente o fígado contém na verdade muita vitamina A (Em excesso), e se ele tem muitas toxinas. A tabela mutrition facts mostra o fígado com 1539% vitamina A ?Quem está dizendo a verdade afinal?http://sustentaveleorganico.blogspot.com.br/2012/03/figado-afinal-figado-faz-bem-ou-faz-mal.html

  • Zaida Silva - 17/12/2013

    Gostaria de saber se o fígado pode causar diarreia, urticária… Suspeitei disso após ter comido 2 bifes no almoço e a noite ter tido estes sintomas.

  • Grazieli Santos - 06/02/2014

    Como figado, para curar a anemia, e logo após tomo um suco de limão para absorver o ferro, isso me ajuda muito.

  • elizangela soares neves - 21/03/2014

    Bom dia, meu filho tem anemia, e por isso quando cozinho feijão, uma vez na semana tiro uma concha cheia e bato no liquidificador com um pedaço de fígado cru, isso ajuda???aguardo reposta

  • benedita da silva - 21/03/2014

    quem tem trigrisedis alto pode consumir figado bovino quantas por semana?

  • cynthia da silva - 30/03/2014

    Adorei e um tema que deveria ser mais comentado te muita gente que nao gosta sen nem ter provado e sem saber seus beneficios.

  • jose heraldo - 03/05/2014

    visto que absorção de diversas substancias é feita pelo fígado gostaria de mais informações sobre o assunto.

  • Rose - 27/05/2014

    Mulheres grávidas devem excluir o fígado da alimentação. Recomendação médica!

  • LUIS GUSTAVO - 18/06/2014

    O FIGADO CONTEM UMA PODEROSA VITAMINA QUE A TEMPOS ATRAS ,ERA FALADO NO FATOR X,QUE É A VITAMINA K2,RESPONSAVEL POR LIMPAR O CALCIO DOS TECIDOS MOLES COMO ARTERIAS POR EXEMPLO,E CARREGAM ESTE CALCIO PARA OS OSSOS.FAZENDO ASSIM UM MILAGRE,PESQUISE SOBRE VITAMINA K2.

  • Ronaldo Ferretti - 14/10/2014

    Continuem com este tipo de enquetes pois ajuda as pessoas a terem maior conhecimento para a saúde.

  • Ronaldo Ferretti - 14/10/2014

    Muito útil e esclarecedor

  • Heráclito Amador Filho - 03/11/2014

    Gostaria que me respondessem com urgência se quem tem insuficiência renal pode comer fígado bovino? Respondam por favor pelo meu e-mail, ficarei muito grato.

  • nilza de souza silva - 20/11/2014

    nilza de ss eu gostaria de saber se figado de boi e muito calorico ou nao

  • Hariadny - 27/11/2014

    Oi! Minha sogra fax dieta de fígado. Qnd ela quer emagrecer come somente o figado por cerca de 2 meses e nao come mais nada, consome somente ele e bebe agua. Qual os riscos pra saude dela, ela tem 56 anos é hipertensa tmb. Me ajudem por favor, obg!

  • marco aurélio vicente - 19/01/2015

    As vezes guando estou sozinho, preparo o figado cru com alho e pimenta,será que faz bem?

  • paulo Xavier - 29/03/2015

    Mulher gravida pode comer figado bovino. Ou faz mau para o bebê.

  • Maria Cristina Pereira - 07/05/2015

    existem sites que condenam o figado bovino devido alto teor de toxinas que supostamente existem nele. onde está a verdade? figado é bom ou ruim? pois, adoro figado. Obrigado

  • Canibal - 24/05/2015

    Eu adoro cru, sempre de consumo direto ou no liquidificador…

Os comentários estão encerrados.


ou utilize o Facebook para comentar