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As primeiras impressões são as que ficam – Por Harvey Mackay

Four Businesspersons

Há muitas coisas na vida que você pode fazer várias vezes. Gerar uma primeira impressão não é uma delas.

As primeiras impressões são duradouras. Uma vez que uma primeira impressão é feita, se é menos do que excelente, infelizmente, leva muito tempo para mudá-la.

Especialistas dizem que é preciso entre cinco e 15 segundos para alguém formar uma primeira impressão sobre uma pessoa. De acordo com William Thourlby em seu livro “You Are What You Wear: The Key to Business Success”, a primeira vez que conhecemos alguém,tentamos dimensionar essa pessoa.

As pessoas consideram o status socioeconômico, o nível de educação, a posição social, o nível de sofisticação, os antecedentes econômicos, os antecedentes sociais, o caráter moral e o nível de sucesso.

As primeiras impressões são influenciadas por nossos antecedentes, incluindo nossas famílias, amigos, educação, religião, empregos e outros fatores. Estas incluem linguagem corporal, vestuário, aparência e voz.

Sua linguagem corporal e aparência falam muito mais alto que as palavras. Use sua linguagem corporal para projetar confiança e autoconfiança apropriadas. Mantenha-se alto, faça contato visual, cumprimente com um firme aperto de mão.

Possivelmente, um dos momentos mais importantes e aterrorizantes para fazer uma primeira impressão espetacular é quando você está fazendo uma entrevista ou iniciando um novo trabalho.

O primeiro dia de um novo trabalho pode ser emocionante e nervoso ao mesmo tempo. Mesmo que você nunca planeje deixar o seu trabalho atual, você provavelmente será promovido ou mudará para uma nova posição em algum momento, e a experiência será a mesma.

Existem algumas diretrizes para aliviar um pouco esse estresse no primeiro dia que você deve ter em mente.

Não se atrase. Na verdade, é melhor estar um pouco adiantado. Verifique novamente onde você deve estar e a que horas você deve começar. Se é um novo local de trabalho, teste sua rota e dê tempo extra para uma chegada pontual.

Aprenda como são as circunstâncias. Seu gerente provavelmente irá mostrar a você tudo ao redor, mas faça um esforço extra para lembrar o que você vê, para que não precise repetir as mesmas perguntas. Sim, você sempre pode pedir instruções mais tarde, mas você vai impressionar mais as pessoas por aprender rápido.

Mestre dos nomes das pessoas. Novamente, você ganhará uma reputação de atenção e consideração ao memorizar os nomes de todos os que conhece. Há uma variedade de estratégias de memória que irão ajudá-lo a combinar nomes e rostos. Não há um elogio maior do que usar o nome de alguém quando você fala com eles.

Traga o seu almoço. Talvez o chefe ou os colegas de trabalho o levem para almoçar no seu primeiro dia, mas não conte com isso. Fique no local de trabalho e coma no refeitório para que você tenha a chance de conhecer mais pessoas. Apenas não perca muito tempo dando um tempo no seu primeiro dia – demonstre sua ânsia de voltar ao trabalho.

Sorria. Coloque uma expressão agradável em seu rosto. Seja amigável. Mostre que você está feliz por estar lá. As pessoas respondem a sorrisos e sinceridade. Faça perguntas e esteja interessado em seus novos colegas de trabalho. Eles vão se lembrar e apreciar seu esforço.

Limite seus instintos. Seu primeiro dia é um momento para aprender, não para mostrar o que você acha que sabe. Então, mostre que você está feliz por estar lá, mas não deixe que seu entusiasmo faça parecer que você não é sincero. Concentre-se, em vez disso, no que você pode contribuir e em como você pode se encaixar na cultura.

Do outro lado da equação, quando contrato pessoas, tenho consciência da primeira impressão elas deixam em mim. Um cliente terá a mesma reação?

Todos nós tivemos momentos muito bons, esperando estar tão positivos quanto pudéssemos. Lembra do filme, “Pretty Woman”? O personagem de Julia Roberts entra em uma loja elegante de Beverly Hills procurando renovar seu guarda-roupa, vestindo uma roupa muito casual e um pouco provocadora. As vendedoras a ignoram, pensando que não ela pode pagar pelas roupas. Ela recebe a mensagem e sai da loja tão rápido quanto entrou.

Mas alguns dias depois, ela retorna bem vestida. A equipe de vendas é mais atenta, antecipando uma enorme venda desta mulher elegante. Elas, obviamente, não a reconhecem. Então, ela lembra às vendedoras que tinha sido esnobada e faz negócios em outro lugar. Nada poderia compensar a sua primeira impressão patética.

Moral de Mackay: Você nunca tem uma segunda chance de fazer uma boa primeira impressão.

Por Harvey Mackay, fundador e presidente da MackayMitchell Envelope Company e autor de diversos livros best sellers, entre eles, Swim With The Sharks Without Being Eaten Alive e Beware the Naked Man Who Offers You His Shirt.

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