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Argentina: IPCVA apresentou um estudo de mercado na Sial China

A mega exposição Sial China 2018, realizada entre os dias 16 e 18 de maio na cidade de Xangai teve a participação de 27 empresas argentinas no gigantesco pavilhão argentino de carne bovina desenvolvido pelo Instituto de Promoção da Carne Bovina Argentina (IPCVA). A apresentação de um estudo de mercado foi um dos aspectos destacados.

O objetivo da pesquisa, realizada pela consultoria Agribusiness, foi caracterizar os mercados chinês e de Hong Kong, identificar as novas tendências de demanda e nos canais distribuição. A partir disso, será desenvolvido um plano estratégico para o posicionamento da carne argentina.

Resultados preliminares confirmam que o consumo chinês de carne bovina dobrará em dez anos, chegando a 8 kg por habitante por ano. Um fato relevante, dado que é um país com mais de 1,3 bilhão de pessoas.

Em 2017, a China comprou 688 mil toneladas de carne, com um número estimado em um milhão de toneladas em menos de 10 anos. A classe média é a que mais cresce no mundo, o que levará à expansão da demanda por produtos de qualidade e comércio eletrônico.

O mercado possui 2.879 importadores que são, em grande parte, aqueles que controlam o negócio que também apresenta 5% dos canais ilegais, chamados de “cinza”.

A posição argentina

Os países mais bem posicionados no segmento de alta qualidade são Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, enquanto Argentina, Brasil e Uruguai aparecem como grandes players na venda de carne a granel, para a indústria. Esses seis países juntos representam 92% da carne importada pelo país asiático.

Diante desse cenário, tanto os especialistas da consultoria quanto os produtores e industriais representados no IPCVA, concordaram que é necessário posicionar a carne argentina como um produto “premium”, apontando para a diferenciação alcançada em destinos tradicionais como a Europa.

Segundo a Agribusiness, a Argentina tem um enorme potencial na meta da ABC1 entre 20 e 45 anos, que, dada a abertura da China ao mundo, está ávida por novas experiências, incluindo experiências gastronômicas.

Fonte: Valor Carne.

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