Desvalorização do yuan afeta as cotações das commodities, mas setor de carnes permanece confiante
12 de agosto de 2015
Paraná lança programa para se tornar referência em qualidade de carne
12 de agosto de 2015

Angus se prepara para exportar como grife para a União Europeia

A chance de vender cota de carne bovina de alta qualidade à União Europeia (UE) intensificará as ações da Associação Brasileira de Angus para convencer produtores a se enquadrar nas exigências da região, como 100% de rastreabilidade do rebanho. A projeção foi feita  pelo presidente da entidade, que promove iniciativas de desenvolvimento e ampliação do mercado da raça de pecuária de corte, José Roberto Pires Weber, em Porto Alegre. Segundo o dirigente, a possibilidade de produtores locais abastecerem plantas de abates e atingir a cota de 4 mil toneladas ao ano até 2019 para a UE dependerá da rastreabilidade dos animais que serão exportados com a certificação do Programa Carne Angus.

A carne ingressa na região em categoria de alta qualidade, com garantia de preço mais alto.  Plantas do Marfrig já exportam à região dentro da chamada cota Hilton, que é acessada pela produção em diversos estados. O Brasil está perto de 95% do volume, segundo Weber. A baixa cobertura de rastreabilidade no Estado (menos de 140 propriedades seguem o sistema nacional, que não obriga a adoção do chip) será um dos obstáculos. Weber também apontou que a abertura de mercado nos Estados Unidos e na China deve criar condições para novos acordos no comércio internacional para a carne brasileira.

Weber admitiu que a valorização do produto, com alta de preços, que se mantém desde 2014 no Estado, com cotações das mais elevadas nas praças da pecuária brasileira, acaba direcionando matéria-prima para abates de comercialização interna. O programa Angus soma 5 mil produtores em oito estados, que entregam 330 mil cabeças a 23 frigoríficos em 2014. Em outubro, o programa será levado pela entidade de produtores, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e ApexBrasil à Feira de Anuga, na Alemanha.

Fonte: Jornal do Comércio, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress