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Seu negócio tem uma máquina de vendas e marketing?

Fiz uma reunião por videoconferência agora há pouco com uma pessoa que gosto muito. É um consultor de pecuária renomado e que admiro pelo trabalho e visão de mercado.

Estávamos falando sobre diversos assuntos, inclusive sobre estratégia comercial.

Depois da conversa, fiquei pensando que uma das coisas que eu mais invisto, estudo e aplico é sobre processo de marketing.

Ou como criar uma máquina de vendas no seu negócio.

O coração de uma empresa está na parte comercial.

Pode ser uma fazenda de gado de corte.
Pode ser uma fazenda que vende touros.
Pode ser uma boutique de carnes especiais.
Pode ser uma empresa de consultoria ou até consultor independente.

O coração da empresa é a parte comercial.

E o grande desafio é que a maioria das pessoas não dedica uma atenção grande a essa área.

E quando vai pensar na área comercial, ou é por desespero, ou atua de forma pontual.

Vendas e marketing é um processo. Um fluxo.

Precisa de uma estratégia.
Precisa de um plano de ação.
Precisa de um calendário.

Esse é um dos temas que mais vou aprofundar no grupo avançado de mentoria que estamos fechando as aplicações hoje, o AgroTalento Próximo Nível.

É o tema central da imersão em marketing, vendas e negociação que vamos abrir duas turmas nos próximos dias.

Uma para quem vende genética.

E outra turma para quem vende carnes especiais.

Esse tema é uma das minhas paixões. E onde mais tenho investido. E modéstia a parte, posso dizer que entendo do “riscado”.

Minha visão é que você precisa se aprofundar nos pontos a seguir (aproveite e faça uma reflexão sobre seu negócio):

1- Quem é seu cliente ideal. 

A maioria dos negócios responde isso de forma genérica.

Se você não for específico, aumenta muito a sua chance de se tornar uma commodity. De ser muito parecido com os outros, e com isso, ir competir por preço.

Uma das maiores reclamações que ouço é: meu mercado só fala em preço…

E é verdade mesmo, porque você está se mostrando igual a todos os outros, e por não conseguir mostrar nenhum diferencial que brilhe nos olhos do cliente, a pergunta é sempre preço.

2- Qual o seu fluxo de relacionamento com clientes.

Qualquer pessoa que for fazer negócios com você, vai passar pelas seguintes etapas:

– não te conhece
– te conhece
– confia no seu trabalho
– compra a primeira vez para experimentar
– compra a segunda vez
– compra múltiplas vezes
– vira fã e recomenda seus produtos para os amigos

Pare e pense. Onde estão seus clientes nesse fluxo?

O que você tem feito de forma estratégica e planejada para mover seus clientes?

Uma máquina eficaz de marketing faz exatamente isso: move de forma rápida os que não te conhecem até o final do funil, onde você tem fãs, que recompram e recomendam.

Sua máquina de marketing existe? Sua máquina é eficiente?

Você está satisfeito com os resultados da sua máquina de marketing? Ela funciona de forma previsível e planejada?

3- Ciclo infinito de melhoria.

Se você montar seu negócio com uma estratégia de fluxo e de ciclo de melhoria, as coisas tendem a melhorar a cada dia.

A cada cliente novo, fica mais fácil conquistar outros clientes.

A cada ano, fica mais fácil vender mais, mais caro e mais rápido.

Isso acontece, porque você tem um empilhamento e crescimento acumulativo de:

– clientes
– relacionamentos
– estudos de caso
– confiança no mercado
– reputação
– credibilidade

Como você está estruturando seu plano de aquisição de clientes, e de geração de fãs?

Como você está acumulando ativos (olhe a lista acima de novo)?

4- Simplificação e foco.

Ter um método de marketing que realmente funciona não precisa ser complicado.

Você precisa de um método.
Que esteja alinhado com seu produto, mercado e negócio.
Que esteja alinhado com seus pontos fortes e com seu estilo de vida.

Se você tem um plano estratégico de marketing e um calendário de ações, você está satisfeito com ele?

Sim, é possível ter uma estrutura simples e eficiente. Você precisa entender os fundamentos, colocar para rodar e manter o que funciona e está alinhado com você.

Pare por um momento, e reflita sobre seu negócio em relação aos 4 pontos acima.

– Eles fazem sentido para você?
– Você está satisfeito com seu plano estratégico?
– Você está satisfeito com seu calendário de ações planejadas?
– Você está satisfeito com seus resultados?

Espero que esse texto te ajude a fazer uma reflexão bacana sobre seu negócio.

Vamos que vamos! Abraços, Miguel Cavalcanti

PS: estou preparando 2 iniciativas muito exclusivas e aprofundadas, relacionadas a marketing, negócios, vendas e persuasão. Você vai se interessar se:

1- Trabalhar com produção e comercialização de carnes especiais

2- Estiver no negócio de venda de genética bovina

É só clicar no link acima do seu interesse e preencher um pequeno formulário.

Miguel Cavalcanti
BeefPoint: Para quem faz hoje a pecuária do futuro. E para quem quer fazer.
AgroTalento: Programa de crescimento pessoal e desenvolvimento profissional para os novos líderes da pecuária.

1 Comment

  1. João Luis Bergamo disse:

    Excelente iniciativa!!! Participei e espero estar entre os escolhidos.
    João Luis Bergamo – Coordernador de Vendas – Marfrig Group

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