Herói Local: conheça 21 profissionais que estão fazendo a diferença na pecuária e no agro

Uma das coisas mais interessantes que aconteceu comigo nos últimos tempos, foi a oportunidade de conhecer mais de perto e ver o crescimento profissional de dezenas de pessoas ligadas a pecuária e ao agro.

Essas pessoas estão, a cada dia que passa, se tornando mais conhecidas, se tornam referências em seus mercados, são cada vez mais procurados.

E por onde passam, vão causando o que chamamos de “efeito indireto positivo”, impactando positivamente mais e mais gente.

Conheça o perfil de 21 dessas pessoas, que gostamos de chamar de Herói Local, que são pessoas, profissionais que fazem a diferença, e que estão a cada dia que passa, contribuindo para uma pecuária melhor, um agro melhor, um Brasil melhor.

Muito obrigado pelo seu exemplo, pela sua dedicação, pelo seu empenho, pela inspiração que geram em todos a sua volta.

Em tempo, nenhum desses se entitula “Herói Local”, pois tem uma das características do líderes: são humildes.

Conheça os primeiros 21 Heróis Locais, que destacamos aqui no BeefPoint, em ordem alfabética.

alunos_cases-launch-t4-fotos.001

Adriane Zart, Médica Veterinária – Camp Grande/MS. Consultora, que vem se firmando como uma das novas especialistas em bem-estar animal na pecuária de corte, com treinamentos e clientes Brasil afora. Muito bom ver a nova geração de uma família ligada a pecuária colhendo frutos da dedicação e do trabalho.

alunos_cases-launch-t4-fotos.002

Alexandre Foroni, Zootecnista, Pecuarista em Rondônia e Consultor. Vem fazendo um trabalho exemplar de consultoria e também atua na fazenda da família. Gerando mais resultados para seus clientes, através da nutrição e gestão. Na fazenda da família, trabalha com venda de touros, engorda a pasto e confinamento. Alexandre é um exemplo de quem quer, dá um jeito. É das pessoas mais dedicadas a estudar, aprender e a crescer profissionalmente.

alunos_cases-launch-t4-fotos.007

Amanda Rocha. Estudante de Zootecnia na UFMS – Campo Grande/MS. Lançou uma agência de marketing focada em clientes do agro, em especial pecuária, e vem se destacadando nas mídias sociais. Mais um exemplo de que a dedicação, o empenho e o trabalho diário, fazem a diferença. Amanda é a demonstração de que trabalhar em direção a seus sonhos, todos os dias, é o melhor caminho para o sucesso. Dando um pequeno passo a frente, todos os dias, em um ano, você está muito longe.

alunos_cases-launch-t4-fotos.005

Antonio Gomes. Professor de Bovinocultura na Escola Superior Agrária de Santarém – Portugal. Está revolucionando a maneira de ensinar bovinocultura em Portugal, engajando mais os alunos, e tendo repensado a maneira de dar aulas, para formar novos profissionais realmente prontos para o mercado. Incrível a capacidade de participar, de engajar e de se enturmar, mesmo vindo de outro país. Antonio deu o exemplo de que é possível se integrar numa turma, aprender muito, e também contribuir, mesmo estando do outro lado do oceano, e num fuso horário bem diferente do nosso.

alunos_cases-launch-t4-fotos.011

Eliana Freitas. Médica Veterinária, Proprietária de um PetShop em Tangará da Serra-MT. Possui o que é provavelmente o melhor petshop do Mato Grosso, na cidade de Tangará da Serra, e tem inovado em ações de marketing, gestão de pessoas, relacionamento. E em breve estará também atuando na pecuária, que é a tradição da família e também sua paixão pessoal. Eliana é um exemplo de quem aplica o que aprende. Seu negócio está cada dia melhor, e cada dia mais a prova de problemas, pois ela está sempre atenta a como aprender, e aplicar o que aprendeu. E vem colhendo frutos.

alunos_cases-launch-t4-fotos.004

Fernando Sampaio. Diretor executivo da Abiec – São Paulo/SP. Fernando é uma das lideranças da pecuária e do agro, e que vem se engajando em ações que são realmente importantes. Além da ABIEC, assumiu a presidência do GTPS, para contribuir com as discussões e trabalhos relacionados a pecuária sustentável. Vem dia após dia trabalhando pelo setor, de forma incansável. A dedicação a uma causa maior do que seu trabalho, maior do que seu cargo, esse altruísmo é o que me anima, em olhar para o Fernando. Impressionante como ele se dedica a ações que não trazem benefícios diretos ou imediatos a ele próprio. E com isso contribui tanto.

alunos_cases-launch-t4-fotos.013

Fernando Velloso. Médico Veterinário e Sócio Proprietário na empresa Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha – Porto Alegre-RS. Provavelmente é o técnico com mais experiência em genética Angus, Brangus, em especial sua comercialização, mercado, tendências. Está sempre antenado e preocupado em gerar valor. Foi um dos idealizadores da pesquisa Top 100 Vendedores de Touros do Brasil. Velloso é um profissional que se dedica dia e noite a se tornar único, especial e realmente capacitado no mercado dele. E vem fazendo isso com maestria. É a união de conhecimento técnico, conhecimento prático, relacionamentos profissionais, empenho e alegria. Além de tudo, você ainda dá boas risadas quando está próximo dele.

alunos_cases-launch-t4-fotos.006

Gabriela Giacomini. Zootecnista e Gerente de Operações do Programa Montana – São José do Rio Preto-SP. Busca a cada dia implementar ações de marketing focadas em expandir a raça Composto Montana no Brasil, ajudando a vender touros dos criadores da raça, e também reunir novos criadores. Gabriela está sempre em busca de ir além, de ter mais resultado. Não existe negligência com ela. Não existe “isso não dá”.

alunos_cases-launch-t4-fotos.016

Homero Gontijo. Pecuarista e Empresário do ramo automobilístico em Belo Horizonte-MG. Criador de uma linhagem especial de gado Gir, e também de Girolando, está dando um passo que pode revolucionar a raça Gir no Brasil e no mundo. Está testando seus animais para qualidade de carne e marmoreio, e muito em breve teremos um “Wagyu zebuíno”. Homero é um exemplo de como ter um sonho, e em especial, correr atrás, fazem a diferença. Ele está construindo um legado.

alunos_cases-launch-t4-fotos.019

Joao Abdon. Médico Veterinário, formado há 25 anos, trabalha na área de cria, recria e engorda e gestão de propriedades rurais. Especialista em reprodução bovina, conhecido e reconhecido na Bahia (seu estado natal) e Brasil afora. Se destaca pelo trabalho primoroso na gestão de pessoas ligadas a reprodução nas fazendas de gado de corte. Tem conseguido resultados surpreendentes para seus clientes de consultoria, por focar não só na reprodução bovina, mas principalmente em como lidar, trabalhar e conduzir as equipes de vaqueiros nas fazendas. Pouco se fala sobre as pessoas que fazem o trabalho nas fazendas, e o João é um mestre nesse tema, na prática. Como ele lida de forma firme, amiga e eficiente todos os perfis dentro de uma equipe.

alunos_cases-launch-t4-fotos.014

Joao Paulo Schneider da Silva – Kaju. Formado em arquitetura URGS em 1984, trabalha há 30 anos junto com Eduardo Macedo Linhares na Gap Genética, como Diretor comercial. Hoje é presidente do Sindicato e Associação Rural de Uruguaiana/RS. Kaju, como é mais conhecido está sempre antenado nas melhores e mais modernas formas de comercialização de touros e é o organizador de um dos maiores e mais tradicionais leilões de touros do Brasil. Além da habilidade comercial, sabe como poucos, trabalhar em família e promover a harmonia. Kaju está sempre alegre, e é praticamente impossível não ficar amigo dele, em pouco tempo. Essa habilidade com as pessoas é incrível e pode ser aprendida, se você prestar atenção.

alunos_cases-launch-t4-fotos.010

Lilian Jacinto. Zootecnista, Professora na UEMG e Pecuarista – Ituiutaba-MG. Iniciando um trabalho de consultoria e treinamento exclusivamente focado para mulheres do agro, visando capacitar mais mulheres para o sucesso no agro e na pecuária. Seu projeto se chama Pecuária de Salto Alto. Lilian surpreende pela sua dedicação e pelo empenho que vem tocando esse projeto. Muito em breve, estará fazendo história.

alunos_cases-launch-t4-fotos.018

Marco Garcia. Zootecnista e administrador de fazendas de gado de corte. Também é presidente do sindicato rural de Três Lagoas, MS. Sempre atento as principais necessidades dos produtores de sua região, tem trazido inúmeros treinamentos, serviços e eventos para o município. Ao assumir o sindicato, fez uma pesquisa regional e nacional para entender como melhor poderia servir os associados. Marco é um exemplo de servir, de se dedicar a gerar valor. Ele é uma das pessoas que mais abraça o conceito “gere mais valor do que você captura”.

alunos_cases-launch-t4-fotos.008

Marina Danes. Engenheira Agrônoma (Esalq) e Professora na UFLA – Lavras -MG. Recém chegada de uma pós-graduação nos EUA, Marina passou num concurso para professora em Lavras, e está iniciando com um enfoque que já vi pouquíssimos professores adotarem. Como fazer para realmente formar profissionais diferenciados para o mercado? O que preciso ensinar, o que preciso inspirar? O que é preciso fazer para profissionais que vão fazer a diferença no campo? Marina poderia assumir a posição de professora e confortavelmente ser “mais uma”, entre tantos professores de alto nível da UFLA, mas está buscando maneiras diferentes de causar impacto positivo com seu trabalho, energia e enfoque inovador.

alunos_cases-launch-t4-fotos.015

Mauricio Garcia. Administrador de Empresas e Pecuarista na Saga em Chapadão do Céu-GO. Maurício está revolucionando a gestão da sua fazenda, que faz integração lavoura-pecuária e também vende genética Brangus selecionada para produtividade e qualidade de carne. Mudou a gestão e hoje tem uma equipe altamente treinada, motivada e que gera resultado para a fazenda. Mauricio é um exemplo de autoridade humilde, que agrega, reúne, faz amigos, e consegue fazer acontecer. Não é fácil ver fazendas tão produtivas e com um clima entre as pessoas tão amigável.

alunos_cases-launch-t4-fotos.009

Patricia Carvalho. Administradora de empresas e Pecuarista – Cuiabá-MT. Impressionante o trabalho que a Patricia faz, de reunir e agregar pessoas do bem a sua volta. E com isso, ajuda no desenvolvimento de pessoas da família e amigos. É uma pessoa realmente engajada em causar impacto positivo na vida das pessoas. É muito bom ver essa alegria que ela tem em apenas ajudar o próximo. E isso gera contatos e oportunidades para ela também, mesmo que não esteja só focada nisso.

alunos_cases-launch-t4-fotos.020

Renato Girotto. Médico Veterinário – Proprietário da RG Genética – Agua Boa, MT.  Referência no mercado de reprodução bovina, em especial IATF, também tem avançado no mercado de softwares para pecuária e para o agro. Um dos novos líderes da nossa pecuária. Renato é um exemplo do conceito “ir além”. Faz a diferença, em tudo que faz.

alunos_cases-launch-t4-fotos.021

Rodrigo Albuquerque. Médico veterinário, consultor em mercado e gestão de risco na pecuária na NF2R. Rodrigo é um exemplo de dedicação por entender a fundo uma das áreas que mais impactam a rentabilidade da pecuária: o mercado e sua gestão de risco. Em pouco tempo, se tornou um analista de mercado famoso, conhecido Brasil afora. Hoje dá palestras e consultoria, e está iniciando uma nova empresa de consultoria nessa área junto com o Ricardo Heise. Fazem um excelente trabalho e provam que é possível ser competente, saber do que falam, e ainda falar numa linguagem simples, que todos entendem.

alunos_cases-launch-t4-fotos.017

Rogerio Peres. Médico Veterinário e Gerente de Pecuária na Fazenda Brasil – Barra do Garças, MT. Provavelmente um dos gestores da pecuária moderna mais bem capacitados e com mais energia. Gerencia um time grande de pessoas na Fazenda Brasil. Além de assumir postura de líder regional. Tendo sido uma das pessoas que influenciou para que a vacinação contra aftosa no MT mudasse de data, o que gerou ganhos de produtividade. É incrível ver a energia e a motivação própria do Rogério para fazer acontecer, para engajar as pessoas e buscar resultados.

alunos_cases-launch-t4-fotos.003

Teresa Vendramini. Produtora rural, presidente do NFA, Flórida Paulista, SP. Mais conhecida como Teka, é uma referência entre as mulheres do Agro. Começou sem saber nada sobre fazendas e hoje tem uma fazenda produtiva e rentável, além de inspirar e ajudar centenas de mulheres Brasil afora. Teka é uma inspiração pelo exemplo, pelo que faz, pela maneira singela e tranquila com que inspira tanta gente.

alunos_cases-launch-t4-fotos.012

Tulio Lemos. Pecuarista em Rio Branco, AC e empreendedor hoteleiro. Túlio tem conseguido resultados nas fazendas da família com a aplicação de modernas técnicas de gestão. Além disso, seu hotel em Rio Branco foi recentemente considerado, na rede de hotéis que participa, o melhor do Brasil, o segundo das Américas, e o trigésimo do mundo (entre mais de 4.000 hotéis). Vem mostrando que é possível ter excelência na gestão mesmo no interior do Brasil, e ter resultados melhores do que cidades mais conhecidas como São Paulo, etc. Interessante notar que o Tulio escolheu o negócio de hotelaria, quando ele é uma pessoa que sempre te recebe bem, um amigo acolhedor. As coisas não acontecem por acaso mesmo.

Todos eles têm pelo menos uma coisa em comum. Todos eles, em algum momento dos últimos 2 anos, escolheram ser alunos do AgroTalento. Eu tenho muito orgulho de pessoas como eles, que usaram e aplicaram o que aprenderam, e revolucinaram seus negócios, suas carreiras, suas fazendas.

Muito obrigado, a cada um de vocês, que são um Herói Local na sua região, no seu negócio, na sua fazenda.

Vamos que vamos! Abraços, Miguel Cavalcanti


ou utilize o Facebook para comentar