O site Crowd Cow, dos EUA, permite que o cliente compre carne diretamente do produtor, escolhendo quais peças gostaria de receber. A diferença é que os compradores sabem qual o animal que será abatido, como ele é tratado e como funciona a fazenda onde ele é criado.
Cada cabeça de gado à venda no site é dividida em cinquenta “cotas” – e o animal só é abatido se todas as partes (incluíndo miúdos, gordura e tutano) forem vendidas para não haver desperdícios. Após o abate, a empresa entrega em casa os cortes escolhidos embalado em vácuo.
A equipe do Crowd Cow, sediada em Seattle, garante que só trabalha com ranchos que praticam a criação sustentável de animais, sem uso de antibióticos ou hormônios. A ideia, segundo os fundadores do site, é permitir que todas as pessoas tenham acesso à cadeia de produção da carne, do pasto até o prato.
Por enquanto, a área de entrega é restrita a apenas dois estados norte-americanos.
Fonte: UOL, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.