Melhorar logística e retorno ao produtor são prioridades, diz Maggi
14 de dezembro de 2017
Empresa de colágeno da JBS busca avançar em países islâmicos
14 de dezembro de 2017

Acordo entre Mercosul e União Europeia fica adiado para 2018

Brazilian president Michel Temer (L) and Argentine President Mauricio Macri arrive to pose for the official picture at the end of the Mercosur Summit in mendoza, 1080 km west of buenos Aires on July 21, 2017. / AFP PHOTO / Andres Larrovere

A União Europeia indicou ao Mercosul que não há mais tempo suficiente para assinar o pré-acordo comercial entre os dois blocos em 2017. A afirmação foi uma resposta ao esforço do bloco sul-americano que tentava destravar as negociações na Argentina.

Agora, eventual assinatura só acontecerá a partir do início de 2018. O adiamento é um revés para a intenção dos presidentes Maurício Macri e Michel Temer, que esperavam anunciar a decisão ainda este ano em seus países e, assim, faturar politicamente.

O recado que frustrou as expectativas de brasileiros e argentinos foi dado em uma reunião entre os chanceleres e ministros de Comércio do Mercosul com os comissários europeus que negociam a criação de uma área de livre comércio com 800 milhões de habitantes. Aos sul-americanos, europeus disseram que poderiam chegar ao pré-acordo “no início de 2018, mas sem prazo exato”.

Fonte: Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress