Campanha arrecada fundos para responder a filmes que atacam indústria animal
30 de outubro de 2017
Mercado físico do boi gordo –30-10-2017
31 de outubro de 2017

8 dicas de um veterano aos jovens produtores sobre como ter sucesso na pecuária

“A terra é muito cara”.

“Você nunca poderá ganhar dinheiro.”

“Arrume um trabalho de verdade e esqueça isso”.

Essas são apenas algumas frases que um jovem sempre ouve depois de expressar seu objetivo de ter uma propriedade rural. É verdade que a terra é escassa e dispendiosa, e lucrar com o negócio pecuário depende de um coquetel de clima volátil, mercados de futuros, trabalho árduo e sorte; mas a pecuária ainda é uma vocação viável.

Nelo Mori, agora com 91 anos, iniciou uma fazenda no norte da Nevada a partir do zero quando era jovem. Agora, quatro gerações de sua família vivem e trabalham em suas fazendas, espalhadas por várias divisões de Lovelock a Tuscarora.

“Digo a vos que, quem começa jovem, a menos que alguém o ajude ou o dê, é muito difícil”, diz Mori.

Difícil, mas não impossível. Ao fazer escolhas inteligentes e dedicar-se à sua ambição, possuir uma fazenda ainda é possível. “Você tem que se sacrificar e mudar seu estilo de vida para poder, ainda jovem, ser capaz de começar uma fazenda.”

Quando era jovem, Mori adorava rodeios. Mas ele sacrificou esse passatempo caro para perseguir a construção de sua própria fazenda. “O sonho da minha vida sempre foi ser um produtor rural, e é por isso que desisti”, disse ele.

Mori reconheceu que muitos produtores mantêm trabalhos fora da fazenda ou têm outros negócios, além de fazenda. “Se você não tem mais nada além da fazenda, é melhor você conseguir, sacrificar e mudar seu estilo de vida. Vai ser difícil; pode apostar que será difícil. Mas, os bons tempos virão.”

Aqui estão as dicas de Mori para os jovens produtores rurais:

  1. Sacrifique itens de luxo, como passatempos caros, novos caminhões, carros novos e equipamentos novos. “Um caminhão novo, sem dúvida, você precisará, mas você simplesmente não pode pagar. Você não pode sair e comprar um desses tratores elegantes. Hoje, você vai quebrar se fizer isso”.
  2. Trabalhe com tratores, enfardadeiras e outros equipamentos agrícolas mais velhos. “Você precisa consertá-los e aprender a corrigi-los.”

Quando Mori comprou sua fazenda em Jack Creek em 1958, os edifícios foram destruídos e a casa estava infestada de ratos. Ele limpou a infraestrutura, demolindo e melhorando, conforme necessário ao longo dos anos, e agora seus bisnetos vivem na fazenda que ele começou.

  1. Esteja pronto para uma recuperação no mercado de gado.

“Você tem que aproveitar isso, quer estar pronto para isso. No momento, tivemos um grande impacto nos preços do gado, e eu lhe digo que isso ajudou a todos”.

  1. Tenha cuidado com a tentação de comprar um novo caminhão com seu pagamento do bezerro em um ano de alta; veja # 1.
  2. Ajuste suas viagens e estilo de vida para girar em torno da fazenda. As férias anuais, exceto para a Feira do Condado de Elko, geralmente não estão no calendário de um produtor no norte de Nevada. “Você tem que ficar em casa e fazer o trabalho. Levará mais tempo para fazer com o equipamento antiquado.”
  3. Case bem. “Você precisa de uma boa esposa para fazer isso ou você não vai conseguir”. Ele foi casado com Ida May durante a maior parte de sua vida, e ela desempenhou um papel integral no desenvolvimento de seus negócios pecuários.

Tradicionalmente, as esposas do rancho faziam toda a parte de culinária e assistentes, recuperando peças de máquinas e outros suprimentos da cidade conforme necessário. Hoje em dia, muitas dessas parceiras também mantêm os livros em programas de software domésticos e cuidam da correspondência de negócios via e-mail, entre muitos outros trabalhos da fazenda.

  1. Cultive e mantenha boas amizades. A comunidade rural é uma rede pequena, e seus membros ficam felizes em se ajudar mutuamente durante tempos difíceis.

“Eu tive muitos amigos, sempre que tinha problemas, o que aconteceu várias vezes, eles estavam lá. Eles sempre me ajudaram. Isso é realmente importante, especialmente na pecuária, ter bons amigos e uma boa família.”

  1. Obter um bom gerente de banco que entenda a agricultura e que trabalhe com sua situação única. Às vezes, um produtor não conseguirá fazer o pagamento do empréstimo a tempo, então explique isso ao seu gerente antes da data da conta.

Para aqueles que procuram financiar seu empreendimento pecuário, a Agência de Serviços Agrícolas direciona uma parte de seus fundos de empréstimos para pequenos produtores rurais e iniciantes. Por sua definição, esta é uma pessoa que não operou uma fazenda por mais de 10 anos; não possui uma fazenda superior a 30% da fazenda de tamanho médio no município; atende aos requisitos de elegibilidade do empréstimo; e participa substancialmente na operação. Visite o site deles para mais informações.

Aqui estão algumas dicas para os jovens produtores:

Encontre um produtor bem sucedido, fale menos e escute mais

Saiba o que funciona e o que não funciona em um novo país

Tenha a mente aberta, mas siga o que funciona

Sempre esteja disposto a aprender. Aceite conselhos e críticas

Comece a construir relacionamentos positivos com outros na indústria, desde vizinhos a colegas de trabalho e chefes

Trabalhe em fazendas diferentes para aprender diferentes maneiras de fazer as coisas

Fale com as gerações mais velhas e os produtores da sua comunidade que podem ajudá-lo a começar vendendo a você a ração, comercializando o gado ou deixando você vender seu próprio gado ao lado deles

Torne-se um jovem criador através da sua associação local de produtores de gado e participe de conferências e convenções para aprender as últimas tendências e práticas mais eficientes.

Economize todo o seu dinheiro e trabalhe com a sua saída.

Artigo de Jolyn Young, para a BEEF Magazine (este artigo foi originalmente impresso na edição de abril de 2016 da revista Nevada Rancher), traduzido e adaptado pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress